Efemérides
Morte de Max Weber
A 14 de junho de 1920, faleceu o sociólogo alemão Max Weber.
(Erfurt, 21 de abril de 1864 - Munique, 14 de junho de 1920)
Max Weber foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas a sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou a sua carreira académica na Universidade Humboldt de Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique.
Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Grande parte do seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo. Mas os seus estudos também deram uma contribuição muito importante para a economia.
A sua obra mais famosa são os dois artigos que compõem A ética protestante e o espírito do capitalismo, com o qual começou as suas reflexões sobre a sociologia da religião.