Efemérides
Primeira edição da banda desenhada de "Calvin & Hobbes"
"Calvin & Hobbes" é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson.
A 18 de novembro de 1985, a Universal Syndicate Press publica a primeira "tira" das histórias de Calvin e do seu inseparável tigre, que só com ele ganha vida.
É o princípio de um sucesso extraordinário, com as histórias da infância e da imaginação do jovem e as críticas sociais implícitas a serem publicadas no mundo inteiro e traduzidas em 40 línguas. As personagens desta série devem os seus nomes a dois grandes pensadores europeus: João Calvino, teólogo do século XVI e Thomas Hobbes, filósofo do século XVII.
Calvin é um menino de seis anos muito irrequieto, filho único, que brinca com o seu inseparável tigre de peluche, Hobbes, que "ganha" vida sempre que os dois estão sozinhos. Juntos conseguem construir mundos diversos, graças à sua prodigiosa imaginação.
As pequenas histórias escritas e ilustradas pelo autor norte-americano Bill Watterson, foram publicadas entre 1985 e 1995 em 2.400 jornais e com 30 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.
Ainda que tenha obtido lucros dos seus desenhos, Bill Watterson professou um sentimento anticapitalista e proibiu expressamente a editora de vender os direitos para lançar no mercado artigos baseados na BD.
Watterson passou vários anos em conflito com a Universal Press e existem algumas tiras que se referem a isso. Apesar dessa proibição, hoje em dia não é difícil encontrar t-shirts, porta-chaves ou autocolantes com imagens de Calvin.
Em Portugal, o jornal Público publicou a série desde a sua fundação, a 5 de março de 1990, com uma tira diária na última página e uma página a cores na revista dominical. Mesmo depois de terminada a série, e tendo o jornal sugerido aos leitores publicar uma outra BD nos mesmos moldes (tira diária), a opção recaiu na repetição das tiras já publicadas, que deste modo são (re)descobertas todos os dias.