"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de António José da Silva

A 19 de outubro de 1739, faleceu em Lisboa o escritor e dramaturgo António José da Silva, queimado num auto de fé da Inquisição.

(São João de Meriti, 8 de maio de 1705 - Lisboa, 19 de outubro de 1739)

António José da Silva Coutinho foi um escritor e dramaturgo luso-brasileiro. Formado na universidade de Coimbra, escreveu o conjunto da sua obra em Portugal entre 1725 e 1739. Recebeu o epíteto de "O Judeu". 
O romancista português Camilo Castelo Branco (1825-1890) retratou a vida de várias gerações da família de António José da Silva até à sua morte na sua obra O Judeu. A história de António José da Silva também inspirou Bernardo Santareno, igualmente de origem judaica, a escrever a peça O Judeu (1966). A sua vida é ainda retratada no filme luso-brasileiro O Judeu (1995). 
É considerado o dramaturgo português mais importante entre Gil Vicente e Almeida Garrett. É autor de várias peças teatrais destinadas a serem representadas por bonifrates.
Negou sempre a acusação de praticar atividades judaizantes, mas não convenceu a Inquisição que o queimaria vivo, em 1739, quando já era o mais popular comediógrafo de Lisboa. É autor de Esopaida ou Vida de Esopo (1734), Os Encantos de Medeia (1735), Labirinto de Creta (1736) e Guerras de Alecrim e Manjerona (1737).

 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,887