"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de D. Pedro IV

A 24 de setembro de 1834, faleceu D. Pedro IV, rei de Portugal e primeiro Imperador do Brasil.

Retrato do Imperador do Brasil, Pedro I, feito pelo pintor português Simplício Rodrigues de Sá
(Queluz, 12 de outubro de 1798 - Queluz, 24 de setembro de 1834)

D. Pedro I do Brasil ou D. Pedro IV de Portugal, "o Libertador", foi o primeiro Imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831, e também Rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826. Era o quarto filho do rei João VI de Portugal e da rainha Carlota Joaquina da Espanha, sendo assim um membro da Casa de Bragança. D. Pedro viveu os seus primeiros anos de vida em Portugal até que as tropas francesas invadiram o país em 1807, forçando a transferência da família real para o Brasil.
Foi considerado por contemporâneos e pela posteridade como uma figura importante que auxiliou na propagação dos ideais liberais que permitiram que o Brasil e Portugal deixassem os regimes absolutistas para formas mais representativas de governo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,912,898