"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Bento de Jesus Caraça

No dia 25 de junho de 1948 faleceu Bento de Jesus Caraça - professor, escritor, político e fundador da Biblioteca Cosmos.

(Vila Viçosa, 18 de abril de 1901 - Lisboa, 25 de junho de 1948)

Foi um dos maiores vultos da intelectualidade portuguesa. Ilústre matemático e antifascista, fundador da Universidade Popular Portuguesa e da Biblioteca Cosmos, direcionou toda a sua atividade intelectual e cívica para a cultura integral do índividuo.
Impulsionou os estudos de Econometria em Portugal, criou o Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Economia e fundou a “Gazeta da Matemática”. Publicou vários estudos até à sua mais notável obra, “Conceitos Fundamentais da Matemática”, publicada pela pioneira Biblioteca Cosmos, que fundou em 1941.
A criação do Estado Novo levou-o a intensificar a atividade política. Lutou pela liberdade e a democracia. Nunca abdicou dos seus ideais. Foi um semeador de Cultura e Cidadania.
A 20 de julho de 2013, a casa onde nasceu foi recuperada, e é nela que estão exemplos de todas as obras e fotografias que Bento de Jesus Caraça realizou.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Visitas
99,086,812