"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

A condenação de Galileu

A 22 de junho de 1633 deu-se a condenação de Galileu Galilei, considerado o "pai da ciência moderna" e defensor do método empírico.

Em 1633, Galileu Galilei (1564-1642) foi condenado pelo Tribunal do Santo Ofício pela publicação do livro “Diálogos sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo” que defendia a teoria heliocêntrica. A pena consiste em: abjuração, proibição do livro, residência fixa e penitências religiosas.
A humilhante condenação de Galileu foi uma tentativa desesperada da Igreja para salvar o sistema cosmológico geocêntrico, peça-chave da escolástica, a grande síntese da filosofia aristotélica (século IV a.C.) e da doutrina cristã, que dominou o pensamento europeu durante a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV).

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,220