"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Albert Schweitzer

A 4 de setembro de 1965 faleceu o médico, filósofo e missionário alemão Albert Schweitzer, que se destacou na luta contra a lepra em África.

(N. Kaysersberg, 14 de janeiro de 1875 — F. Lambaréné, 4 de setembro de 1965) 

Pastor protestante, depois de concluir os estudos de Medicina transferiu-se em 1913 para a África Equatorial Francesa (Gabão), onde construiu, nas margens do rio Ogoué, um hospital para doenças tropicais e a clínica para leprosos Lambaréné, que desenvolvia uma intensa atividade médica e missionária.
Durante a Primeira Guerra Mundial, foi encarcerado pelas tropas francesas e, em 1924, regressou a Lambaréné. Recorrendo a conferências, a concertos de órgão (era um especialista em Bach) e aos dividendos obtidos com seus livros, conseguiu financiar as instalações.
Schweitzer tornou-se uma figura lendária devido à sua atividade solidária.
No campo teológico dedicou-se à investigação sobre a vida de Jesus.
Em 1951 recebeu o Prémio da Paz outorgado pelos livreiros alemães e, em 1952, o Prémio Nobel da Paz.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,573