A 23 de janeiro de 1808, a família real portuguesa chega ao Brasil e desembarca em Salvador
Na comitiva, além do próprio príncipe D. João, de sua mãe e rainha D. Maria I, da princesa Carlota Joaquina e dos filhos do casal, iam cerca de 10 a 15 mil pessoas entre nobres, militares, religiosos e funcionários do governo. A viagem até a América esteve longe de ser tranquila. A maioria da tripulação, acostumada com a vida de luxo, com a fartura e com o conforto, teve que enfrentar uma viagem cheia de contratempos e repleta de dificuldades.
Logo após a partida a comitiva teve que enfrentar uma forte tempestade que provocou a dispersão da esquadra. Alguns dias depois as embarcações reagruparam-se e avistaram a Ilha da Madeira. Nessa altura vários navios estavam em precárias condições e o desanimo tomou conta da tripulação. Por ordem de D. João os planos foram mudados e parte da comitiva dirigiu-se para Salvador enquanto que a outra parte seguiu diretamente para o Rio de Janeiro. Após 54 dias de viagem a esquadra portuguesa chegou ao porto de Salvador.
Obras pictóricas alusivas à presença da corte portuguesa no Brasil
Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa.
Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Madagáscar - Uma Aventura Musical", repleto de personagens divertidas e aventureiras.
Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!