Efemérides
Morte de Camilo José Cela
A 17 de janeiro de 2002, faleceu o escritor espanhol Camilo José Cela.
Viajante incansável e produtor de uma vasta obra, revelou-se ao mundo como escritor de singular originalidade ressaltando de imediato a sua atenta visão de uma realidade espanhola que descreve e analisa como poucos. A sua obra maior insere-se na chamada Literatura do Pós-Guerra e na Literatura Picaresca.
Um dos maiores encantos da narrativa de Camilo José Cela é a sua linguagem perfeitamente ajustada a uma realidade típica; ou seja, Camilo José Cela não hesita perante o reavivar de expressões típicas e populares, muito esquecidas e desprezadas, mesmo, pela classe literária.
Camilo José Cela alcançou êxito imediato junto do público e da crítica com o seu primeiro romance La Familia de Pascoal Duarte (A Família de Pascoal Duarte, 1942), um livro que a mais de meio século da sua primeira edição é ainda hoje um dos grandes clássicos da literatura mundial.
Para além de romances, Cela escreveu também poesia e livros de viagens. É ainda o autor de conhecidas obras como Nuevas andanzas y desventuras de Lazarillo de Tormes (Novas Andanças e Desventuras de Lazarillo de Tormes, 1944).