"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de João de Deus

A 11 de janeiro de 1896, morreu o poeta e pedagogo João de Deus.

(São Bartolomeu de Messines, 8 de março de 1830 - Lisboa, 11 de janeiro de 1896)

João de Deus foi um dos maiores vultos da cultura portuguesa do século XIX. O País deve-lhe, nas suas múltiplas facetas de pedagogo, poeta e humanista, as primeiras missões de alfabetização.
Autor da Cartilha Maternal, que deu origem a um método de aprendizagem de grande difusão e mérito. A obra, associada à coerência política, tornaram-no a maior referência pedagógica do século XIX. Antero de Quental, escrevera, referindo-se ao poeta-pedagogo, ser este «o poeta mais original do seu tempo, que fez da sua vida o seu melhor poema». Em 2013, a obra de João de Deus é detentora de 55 centros educativos, entre eles um museu, uma casa-museu e uma Escola Superior de Educação, e multiplica-se em projetos de apoio aos mais desfavorecidos, dando seguimento ao perfil humanista do seu fundador.



Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "EMMA - A grande aventura"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação de Leo Lewis Liao, que terá lugar no próximo dia 2 de março (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "PARQUE CENTRAL"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de novo circo "Parque Central", uma criação da Companhia Erva Daninha, a ter lugar no dia 22 de fevereiro (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
103,093,794