"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Vieira Lusitano

Francisco Vieira de Matos, mais conhecido por Vieira Lusitano, foi um pintor, ilustrador e académico de mérito da Academia de São Lucas, de Roma.

Auto-retrato de Francisco Vieira Lusitano (c. 1774) - cópia de Joaquim Manuel da Rocha.
(Lisboa, 4 de outubro de 1699 - Lisboa, 13 de agosto de 1783)

Foi cavaleiro professo na Ordem de Santiago da Espada, pintor histórico da Casa Real Portuguesa e ilustrador de múltiplas obras coevas. Depois de ter estudado em Roma e de uma complicada história amorosa, acabou por falecer no Convento do Beato António, em Lisboa.
A sua vida tão amargurada por causa dos seus primeiros e últimos amores, contou-a ele num longo poema impresso em 1780, intitulado: O insigne pintor e leal esposo, história verdadeira que elle escreve em cantos lyricos.
Entre os discípulos do notável pintor conta-se sua irmã Catarina Vieira, de quem eram, em parte alguns quadros da ermida de S. Joaquim e que pintou um S. Lucas e um S. João Evangelista, que pertenciam a um particular chamado Moreira Dias, que morava na rua da Fé. Também foi seu discípulo o Morgado de Setúbal. Consta que na Biblioteca de Évora existe uma grande coleção de desenhos de Vieira Lusitano.

Santo Agostinho Calcando aos Pés a Heresia (1770), no Museu Nacional de Arte Antiga

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,275,200