"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Fidel Castro

Fidel Alejandro Castro Ruz, ou simplesmente Fidel Castro, foi um político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008.

(Birán, 13 de agosto de 1926 – Havana, 25 de novembro de 2016)

Politicamente, era nacionalista e marxista-leninista. Também serviu como primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba de 1961 até 2011. Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista unipartidário, a indústria e os negócios foram nacionalizados, e reformas socialistas foram implementadas em toda a sociedade. Castro morreu em Havana na noite de 25 de novembro de 2016, aos 90 anos.
Castro foi uma figura mundial controversa. A Human Rights Watch acusa-o de ter liderado um regime cuja administração cometeu múltiplas violações de direitos humanos relacionadas com a dissidência, levou ao êxodo de mais de um milhão de cubanos, e ao empobrecimento da economia do país durante o período especial. Através das suas ações e dos seus escritos, ele influenciou significativamente a política de vários indivíduos e grupos em todo o mundo.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,341,022