"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Edgar Degas

Edgar Degas foi um pintor impressionista francês, consagrado pelas suas pinturas femininas, sobretudo pela série das bailarinas e também pelo efeito de movimento retratado nas suas obras.

 Autorretrato de Edgar Degas (1863), Museu Calouste Gulbenkian.

(Paris, 19 de julho de 1834 - Paris, 27 de setembro de 1917)

Interessado, sobretudo, pelo traço e pelo sentido de movimento, as suas imagens são sempre cortadas nas bordas dos quadros, como se fosse uma fotografia mal enquadrada.
Também é reconhecido pelos seus célebres tons pastéis e por ter sido um dos fundadores do impressionismo. Muitos dos seus trabalhos conservam-se hoje no Museu de Orsay, na cidade de Paris, onde o artista nasceu e faleceu.
Se o quisermos classificar na história da arte, a maioria das obras consagradas de Degas ligam-se ao movimento impressionista - formado em França no final do século XIX, como reação à pintura académica da época. Com ele estavam Claude Monet, Paul Cézanne, August Renoir, Alfred Sisley, Mary Cassatt, Berthe Morisot e Camille Pissarro, que cansados de serem recusados em exposições oficiais, associaram-se e criaram a sua própria escola para poderem apresentar e ensinar as suas obras ao público. 


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,533,208