Efemérides
Morte de António Quadros
António Gabriel de Castro e Quadros Ferro, conhecido como António Quadros, foi um filósofo, historiador, escritor, fundador e director do IADE, professor universitário e tradutor português.
Filho primogénito dos escritores Fernanda de Castro e António Ferro, cresce no ambiente literário-artístico fomentado pelos seus pais. Desde pequeno, priva e convive com a elite cultural de Lisboa, que, assiduamente, frequenta a sua casa para traficar versos, discutir livros ou pintura, esgrimir ideias.
Pensador, crítico e professor, também poeta e ficcionista, foi um dos fundadores da extinta Sociedade Portuguesa de Escritores. Fundou a atual Associação Portuguesa de Escritores e o IADE - Instituto de Arte, Decoração e Design. Foi diretor das Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigiu a coleção Biblioteca Breve, (ICALP) e foi um dos fundadores e diretores das revistas de cultura Acto, 57 (1957-1962), e da Espiral. Pertenceu ao Grupo da Filosofia Portuguesa com Álvaro Ribeiro, José Marinho, Orlando Vitorino, Afonso Botelho, Francisco da Cunha Leão, Pinharanda Gomes, António Telmo, Dalila Pereira da Costa, António Braz Teixeira, e outros pensadores que se inspiraram em Leonardo Coimbra, Sampaio Bruno, Delfim Santos, Teixeira de Pascoaes, entre outros filósofos e autores.
António Quadros morreu no dia 21 de março de 1993, dia da árvore, símbolo da vida para a qual tão generosamente contribuiu.