"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Maria de Lourdes Pintasilgo

Maria de Lourdes Ruivo da Silva de Matos Pintasilgo foi uma engenheira química, dirigente eclesial e política portuguesa.

(Abrantes, São João, 18 de janeiro de 1930 - Lisboa, 10 de julho de 2004)

Foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeira-ministra em Portugal, tendo chefiado o V Governo Constitucional, em funções de julho de 1979 a janeiro de 1980.
Foi a segunda mulher a desempenhar o cargo de primeira-ministra na Europa, dois meses depois da tomada de posse de Margaret Thatcher no Reino Unido.
Trabalhou em Portugal e no estrangeiro em diversas empresas e organismos públicos e, em termos pessoais, esteve ligada a movimentos religiosos. Em 1971 foi convidada a representar Portugal na Organização das Nações Unidas.
Foi uma entusiasta da revolução de Abril de 1974, sendo convidada para ocupar diversos cargos. Foi secretária de Estado da Segurança Social do Primeiro Governo Provisório, Ministra dos assuntos sociais e Embaixadora de Portugal na Unesco.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "EMMA - A grande aventura"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação de Leo Lewis Liao, que terá lugar no próximo dia 2 de março (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "PARQUE CENTRAL"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de novo circo "Parque Central", uma criação da Companhia Erva Daninha, a ter lugar no dia 22 de fevereiro (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
103,072,923