"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Carlos de Oliveira

A 1 de julho de 1981, morreu o escritor português Carlos Alberto Serra de Oliveira.

(Belém, 10 de agosto de 1921 - Lisboa, 1 de julho de 1981)

É considerado como um dos grandes responsáveis pelo movimento neo-realista em Portugal. Distinguiu-se como colaborador das revistas Altitude, Seara Nova e Vértice, tendo sido diretor desta última. Atingiu reconhecimento público na área da poesia e da ficção, tendo-se estreado com Turismo (1942), uma coletânea de poemas, e com o romance Casa na Duna (1943). A sua obra é fortemente marcada pelo ambiente da infância, nomeadamente o contacto com o mundo rural de Gândara, cuja pobreza influenciou a sua ligação ao neo-realismo. Sem abandonar a sua ligação à realidade e ao contexto temporal, a obra de Carlos de Oliveira caracteriza-se por uma escrita depurada e intensamente poética.
Recebeu o Prémio Bordalo (1971) na categoria de "Literatura" e o Prémio Cidade de Lisboa (1978).
Em 1990 foi agraciado, a título póstumo, com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, a 10 de junho.


Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,704,120