"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Ruy Barata

Ruy Guilherme Paranatinga Barata foi um poeta, político, advogado, professor e compositor brasileiro.

(Santarém, 25 de junho de 1920 - São Paulo, 23 de abril de 1990)

Ruy Barata exerceu intensa atividade política, tendo sido eleito deputado estadual pelo Partido Social Progressista (1947-1954, em duas legislaturas). Como jornalista, até 1964 dirigiu o suplemento literário de "A Província do Pará", além de ter sido Professor titular da cadeira de Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Artes (mais tarde incorporada à Universidade Federal do Pará). Em 1964, com o golpe militar, foi preso, despedido e obrigado a reformar-se como professor do ensino superior.

Quando saiu da prisão, passou a sobreviver como advogado. Com a amnistia concedida em 1979, voltou à atividade académica, sendo readmitido na Universidade Federal do Pará. Publicou "Anjo dos Abismos" e "A Linha Imaginária" e "Antilogia" (organizado e revisto em 1990, mas só publicado no ano de 2000). Juntamente com o seu filho Paulo André Barata compôs um vasto número de canções que se tornaram referência em todo o Estado do Pará. Não se pode falar de música paraense sem que o seu nome seja referido.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,704,492