"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de José Dias Coelho

José Dias Coelho foi um artista plástico, militante e dirigente do Partido Comunista Português.

(Pinhel, 19 de junho de 1923 - Lisboa, 19 de dezembro de 1961) 

A sua curta vida é marcada pela militância política na luta pela transformação social e pelo compromisso de combate ao salazarismo e também por um percurso artístico que o coloca entre os mais talentosos artistas da terceira geração modernista.
Dotado de um raro talento e sensibilidade, em 1942 muda-se para Lisboa, onde estuda primeiro Arquitetura e depois Escultura, a sua grande paixão, na Escola de Belas de Artes.
Ligado desde muito jovem à resistência ao regime salazarista, associou-se à Frente Académica Antifascista e ao MUD Juvenil, tendo aderido ao Partido Comunista Português em 1947. Em 1949 o apoio público à candidatura do General Norton de Matos resulta na sua detenção pela PIDE. Em 1955 é forçado a entrar na clandestinidade, deixando para trás a carreira artística. Tinha apenas 38 anos de idade quando a 19 de dezembro de 1961 foi assassinado pela PIDE.
A imagem de José Dias Coelho ficará ligada sobretudo à sua militância política, que resultou na sua trágica morte, imortalizada na canção de José Afonso “A morte saiu à rua”, remetendo para segundo plano o seu trabalho artístico, revelador de uma versatilidade estilística e processual assinaláveis, desde a prática da escultura, às áreas disciplinares da pintura e do desenho.

in Museu do Neo-Realismo

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,228