"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Lídia Jorge

A 18 de junho de 1946, nasceu a escritora portuguesa Lídia Jorge.

 © Mauricio Duenas Castaneda /LUSA, 2018

Lídia Jorge é uma escritora portuguesa do período pós-Revolução, autora de romances, contos, ensaios, poesia e crónica.
Romancista e contista portuguesa. Nasceu em 1946, no Algarve. Viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial em África.
O seu primeiro romance, O Dia dos Prodígios (1980), constituiu um acontecimento num período em que se inaugurava uma nova fase da literatura portuguesa e desde logo a autora se tornou um dos nomes mais mencionados no domínio literário.
O aparecimento de Notícia da Cidade Silvestre (1984), veio confirmar o valor da obra de Lídia Jorge. Mas foi com A Costa dos Murmúrios (1988), livro que reflete a experiência passada na África colonial, que a autora confirmou o seu destacado lugar no panorama das letras portuguesas.
O tema da mulher e da sua solidão é uma preocupação central da obra de Lídia Jorge.
Os seus livros têm-lhe merecido variadíssimos prémios e estão traduzidos para diversas línguas, como alemão, galego, búlgaro, castelhano, esloveno, grego, francês, hebraico, húngaro, italiano, holandês, romeno, sueco e inglês, entre outras.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,348,214