Efemérides
Morte de Frank Lloyd Wright
A 9 de abril de 1959, morreu o arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, autor de famosos projetos como o "Museu Guggenheim" e a "Casa da Cascata".
(Richland Center, 8 de junho de 1867 - Phoenix, 9 de abril de 1959)
No início da sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou o rumo da arquitetura moderna com as suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.
Antes de se tornar um dos maiores arquitetos de todos os tempos, ele estudou engenharia por apenas dois semestres, abandonou o curso e foi trabalhar em Chicago como desenhista no atelier de Silsbee. Tornou-se a figura chave da arquitetura orgânica, exemplificada pela Casa da Cascata, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International style europeu. Foi o líder da Prairie School, movimento da arquitetura ao qual pertencem os projetos da Robie House e a Westcott House, e também desenvolveu o conceito de Usonian home, do qual a Rosenbaum House é um exemplo. A sua obra inclui exemplos originais e inovadores de edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hotéis e museus.
Museu Guggenheim, Nova Iorque
Casa da Cascata, Pensilvânia