"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Federico García Lorca

A 18 de agosto de 1936, morreu o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca.

(Fuente Vaqueros, 5 de junho de 1898 - Granada, 18 de agosto de 1936)

Pertencente à geração do 27, foi o poeta de maior influência e popularidade da literatura espanhola do século XX e como dramaturgo é considerado uma sumidade do teatro espanhol do século XX . Conviveu com artistas como Salvador Dali, Luis Buñuel e Manuel de Falla.
A sua obra é composta por prosa, poesia e teatro. O seu estilo é repleto de simbologia e referências à cultura tradicional e popular. A poesia lorquiana é o reflexo de um sentimento trágico da vida, e está vinculada a diferentes autores, tradições e correntes literárias
Como autor de teatro, Lorca fez incursões no drama histórico e na farsa antes de obter sucesso com a tragédia. As três tragédias rurais passadas na Andaluzia, Bodas de Sangue (1933), Yerma (1934) e A Casa de Bernarda Alba (1936) asseguraram a sua posição como grande dramaturgo.
Foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola. A sua morte está envolta em mistério, mas acredita-se que foi fuzilado e enterrado em vala comum.


 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,704,429