"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Luís de Oliveira Guimarães

A 5 de maio de 1998, morreu o magistrado, escritor, dramaturgo, jornalista e humorista português Luís de Oliveira Guimarães.

(19 de abril de 1900, na Quinta do Castelo, na vila do Espinhal (Penela) - 5 de maio de 1998, Lisboa)

Amante da ruralidade portuguesa e frequentador assíduo dos bastidores intelectuais dos centros urbanos, privou com os vultos mais marcantes dessa época e soube traduzir, nas suas inúmeras crónicas, conferências e livros, quer a singeleza da cultura tradicional portuguesa, quer o fino espírito dos intelectuais do seu tempo.
Lembrar a sua figura frágil e a sua palavra entusiasmante, a vivacidade da sua personalidade pública e o seu afectuoso trato no espaço familiar é, por isso, um dever que cumprimos com grande júbilo.
Para a Família é uma oportunidade extremamente gratificante de dar a conhecer a pessoa através do seu espólio, podendo, deste modo, reviver o privilégio que foi privar com uma individualidade ímpar e contribuir para a preservação da sua memória.

Paula Oliveira Guimarães
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,274,230