"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Mário Viegas

No dia 1 de abril de 1996 faleceu Mário Viegas, considerado um dos melhores atores da sua geração e um dos maiores recitadores de poesia em Portugal.

Santarém, 10 de novembro de 1948 - Lisboa, 1 de abril de 1996

Mário Viegas, relembrado como contestatário, com consciência social elevadíssima e um génio bastante frontal e acutilante quando preciso, nunca separou a poesia do teatro. Tanto assim era que, atualmente, o ator e encenador é recordado tanto pelo que deu aos palcos e às câmaras como, também, pela poesia que declamou desde Fernando Pessoa e Eugénio de Andrade a Jorge de Sena.

Fez parte da Companhia teatral ‘A Barraca’, fundada por Maria do Céu Guerra e Mário Alberto e, além de ator, destacou-se, igualmente, como encenador e foi responsável pela fundação de três companhia teatrais, incluindo a ‘Companhia Teatral do Chiado’.

Dos seus trabalhos mais notáveis no teatro destacaram-se "Europa não, Portugal nunca!", o seu último êxito corrosivo e socialmente satírico de 1995; "D. João VI", de Hélder Costa, peça pela qual ganhou o prémio de melhor ator no Festival de Teatro de Sitges, mas não só. Ficariam na memória as suas adaptações de Samuel Beckett, Anton Tchekov, Luigi Pirandello, Eduardo De Filippo e Peter Shaffer, entre muitos outros, sem esconder ou deixar para trás o seu lado satírico, humorístico, ácido e perscrutador que tanto o caracterizava.

Em televisão, a partir dos meados dos anos 80, foi responsável por dois programas essenciais - ‘Palavras Ditas’ e ‘Palavras Vivas’ -, dedicados aos grandes poetas e escritores portugueses.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,807