Efemérides
Morte de Johann Sebastian Bach
A 28 de julho de 1750, morreu o compositor alemão Johann Sebastian Bach.
(Eisenach, 21 de março de 1685 - Leipzig, 28 de julho de 1750)
Johann Sebastian Bach foi um compositor, cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha.
A sua habilidade ao órgão e ao cravo foi amplamente reconhecida enquanto viveu e tornou-se lendária, sendo considerado o maior virtuoso da sua geração e um especialista na construção de órgãos. Também tinha grandes qualidades como maestro, cantor, professor e violinista, mas como compositor nunca foi muito popular, ainda que vários críticos que o conheceram o louvassem como grande. A maioria da sua música caiu no esquecimento após a sua morte, tendo sido recuperada no início no século XIX, através do compositor Felix Mendelssohn e desde então o seu prestígio não parou de crescer.
Entre as suas obras mais conhecidas, estão: Concertos de Brandenburgo, Cravo Bem-Temperado e as Sonatas e Partitas para violino solo.
Bach é conhecido como o maior nome da música barroca e considerado por alguns como o maior compositor de todos os tempos.