"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Henrik Johan Ibsen

A 23 de maio de 1906, morreu o dramaturgo norueguês Henrik Johan Ibsen.

(Skien, 20 de março de 1828 - Cristiânia, 23 de maio de 1906)

Henrik Johan Ibsen foi um dos criadores do teatro realista moderno. Foi também poeta e diretor teatral, sendo considerado o “pai do drama em prosa”.
Entre as suas maiores obras destacam-se Brand, Peer GyntUm Inimigo do PovoImperador e GalileuCasa de Bonecas, Hedda GablerEspectrosO Pato Selvagem e Rosmersholm.
Muitas das suas peças foram consideradas escandalosas para a época. Os seus trabalhos caracterizam-se pelo estudo psicológico das personagens, principalmente da mulher, analisam a realidade contida por trás das convenções, costumes e a moralidade da época. Critica a burguesia e o capitalismo. Em 1885 Ibsen já é considerado o dramaturgo mais representado em vários países.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,074