"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de António José Saraiva

A 17 de março de 1993, morreu o professor, ensaísta e historiador de literatura portuguesa António José Baptista Saraiva.

(Leiria, 31 de dezembro de 1917 - Lisboa, 17 de março de 1993)

Doutorado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Publicou "História da literatura portuguesa", em parceria com Oscar Lopes, e "Para a história da cultura em Portugal".
Opositor ao salazarismo, foi militante do Partido Comunista Português. A sua posição política levou à sua expulsão do ensino universitário, passando a lecionar no liceu onde o pai era reitor, o liceu Passos Manoel. No entanto, em 1949, é demitido por apoiar a candidatura de Norton de Matos e por pertencer ao PCP.
Exilou-se na França em 1961, tendo em 1970 ido viver para os Países Baixos, onde leccionou na Universidade de Amsterdão. Regressado a Portugal, após o 25 de Abril, tornou-se professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e depois da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
António José Saraiva publicou uma vastíssima e importante obra, considerada uma referência nos domínios da história da literatura e da história da cultura portuguesas.
É pai do jornalista José António Saraiva e irmão do divulgador de História José Hermano Saraiva, do qual sempre foi muito próximo.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,276,443