"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de António José Saraiva

A 17 de março de 1993, morreu o professor, ensaísta e historiador de literatura portuguesa António José Baptista Saraiva.

(Leiria, 31 de dezembro de 1917 - Lisboa, 17 de março de 1993)

Doutorado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Publicou "História da literatura portuguesa", em parceria com Oscar Lopes, e "Para a história da cultura em Portugal".
Opositor ao salazarismo, foi militante do Partido Comunista Português. A sua posição política levou à sua expulsão do ensino universitário, passando a lecionar no liceu onde o pai era reitor, o liceu Passos Manoel. No entanto, em 1949, é demitido por apoiar a candidatura de Norton de Matos e por pertencer ao PCP.
Exilou-se na França em 1961, tendo em 1970 ido viver para os Países Baixos, onde leccionou na Universidade de Amsterdão. Regressado a Portugal, após o 25 de Abril, tornou-se professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e depois da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
António José Saraiva publicou uma vastíssima e importante obra, considerada uma referência nos domínios da história da literatura e da história da cultura portuguesas.
É pai do jornalista José António Saraiva e irmão do divulgador de História José Hermano Saraiva, do qual sempre foi muito próximo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,910,847