"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de António Houaiss

A 7 de março de 1999, morreu o conhecido intelectual brasileiro — filólogo, crítico literário, tradutor, diplomata, enciclopedista e político António Houaiss.

(Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1915 - Rio de Janeiro, 7 de março de 1999)

Houaiss era o quinto de sete filhos de um casal de imigrantes libaneses, Habib Assad Houaiss e Malvina Farjalla, radicados no Rio de Janeiro. Com dezasseis anos, começou a lecionar português, atividade que exerceu durante toda a vida.
Houaiss organizou e elaborou duas das enciclopédias mais importantes alguma vez feitas no Brasil, a Delta-Larousse e a Mirador Internacional. Publicou dois dicionários bilíngues inglês-português, organizou a primeira edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras. Entre os seus trabalhos de tradução está o romance Ulisses, de James Joyce. Ocupou diversos cargos importantes como presidente da Academia Brasileira de Letras, ministro da Cultura no governo do presidente Itamar Franco e membro da Academia das Ciências de Lisboa. A revista Veja chegou a defini-lo como o "maior estudioso das palavras da língua portuguesa nos tempos modernos".
Em fevereiro de 1986, iniciou o projeto do Grande Dicionário Houaiss da língua portuguesa, considerado a sua magnum opus

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,916,499