"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CÂMARA MUNICIPAL ENTREGA PRÉMIOS DO CONCURSO LITERÁRIO ANTÓNIO CELESTINO

Realiza-se, no próximo dia 16 de março, pelas 21h00, a entrega dos prémios no âmbito do Concurso Literário António Celestino. A cerimónia decorre no Theatro Club, na Póvoa de Lanhoso.


Realiza-se, no próximo dia 16 de março, pelas 21h00, a entrega dos prémios no âmbito do Concurso Literário António Celestino. A cerimónia decorre no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

Instituído há alguns anos pelo Município da Póvoa de Lanhoso, o Concurso Literário António Celestino é uma justa homenagem a um artista das letras das Terras de Lanhoso, António Simões Celestino da Silva, poeta, escritor e amante das artes.  A cerimónia de entrega dos Prémios pretende envolver toda a comunidade escolar bem como o público povoense, em geral, dando assim a conhecer uma das figuras literárias mais conhecidas da Póvoa de Lanhoso além-fronteiras.

“António Celestino é, sem dúvida, uma referência no panorama cultural concelhio. Falar de António Celestino é falar das ligações afetivas que Jorge Amado, um dos maiores escritores de língua portuguesa, foi cimentando com a Póvoa de Lanhoso”, salienta o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes. “Esperamos poder, no futuro próximo, conferir a este concurso literário uma projeção nacional, sem descurar as suas origens e os seus principais objetivos. É importante que se mantenha esta ligação às bibliotecas escolares”, refere ainda.

A edição deste ano oferece aos vencedores dos primeiros lugares prémios mais atrativos, pretendendo assim dignificar ainda mais este evento e incentivar outros a participarem nas próximas edições. “Este ano, já conseguimos dar um passo importante através do envolvimento de empresas no patrocínio dos prémios. Vamos ter prémios melhorados. O mecenato cultural é um caminho muito importante a ser explorado”, considera Armando Fernandes.

Esta iniciativa tem como parceiros o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares. “Enquanto Vereadora da Educação, tenho que realçar a importância que um concurso literário confere e é  duplamente louvável quando o concurso é aberto a todos, nomeadamente às crianças e jovens dos diferentes níveis de ensino, do 1º ciclo do ensino básico ao ensino profissional e secundário”, refere a Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.

“A leitura e a escrita, quando exercitadas desde tenra idade, promovem a literacia, a cidadania e permitem desenvolver a capacidade criativa. O concurso António Celestino tem sido bastante participado, proporcionando a quem o acompanha, bons momentos pela qualidade dos textos literários apresentados”, salienta a mesma responsável. “Não podia deixar de enaltecer o empenho dos Agrupamentos de Escolas, dos alunos e dos professores, mormente os professores bibliotecários, pelo excelente envolvimento e a todos quantos se têm disponibilizado para a difícil tarefa de seleção dos textos a concurso”, refere ainda.

António Celestino é autor de obras como “Gentes da Terra”, prefaciada por Jorge Amado, “Antigamente era san johan de rei”, “…às vezes fico pensando se isto será poesia”, “Contos (mal) falados”, “Poemas de cera perdida” e “Contos em forma de cereja”. Em 2006, publicou as suas memórias: “uma vida em si menor”. Muito jovem emigrou para o Brasil e por lá se fez homem, constituiu família e, apesar de ter construído uma carreira na área das finanças, a sua vida foi sempre muito voltada para a cultura. Privou com inúmeras figuras das artes e do espetáculo, como Jorge Amado, Fernando Assis Pacheco, Amália Rodrigues, Carybé e Gabriel Garcia Marques, de entre muito outros. Faleceu em 2013.

Criar e consolidar hábitos de leitura, fortalecer práticas de escrita criativa e valorizar a expressão literária continuam a ser os objetivos do “Concurso Literário António Celestino”, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promover e organiza.  

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,302,763