"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CURTAS-METRAGENS PORTUGUESAS NO FESTIVAL DE CINEMA DE GUADALAJARA

As curtas-metragens “Fuligem”, de David Doutel e Vasco Sá; “Coro dos Amantes”, de Tiago Guedes e “Três Semanas em dezembro”, de Laura Gonçalves vão integrar a competição do 30º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara. O festival, que este ano decorre entre os dias 6 e 15 de março, é considerado o mais importante da América Latina.


As curtas-metragens “Fuligem”, de David Doutel e Vasco Sá; “Coro dos Amantes”, de Tiago Guedes e “Três Semanas em dezembro”, de Laura Gonçalves vão integrar a competição do 30º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara. O festival, que este ano decorre entre os dias 6 e 15 de março, é considerado o mais importante da América Latina.

Os três filmes estão selecionados para a Competição de Curtas Metragens Ibero-Americanas onde competirão, no total, 41 produções oriundas de vários países.

A animação “Fuligem”, de David Doutel e Vasco Sá, transporta-nos através de uma viagem de comboio pelas memórias de um homem, num vaivém no tempo, onde o passado e o presente se entrecruzam sobre os carris das linhas dos caminhos de ferro. O filme, com banda sonora de Legendary Tigerman e Rita Redshoes, estreou no Curtas Vila do Conde em 2014, onde recebeu o prémio do público e de melhor realização, tendo sido também o primeiro filme português a vencer o grande prémio do Cinanima, o mais importante festival de cinema de animação do país.

“Coro dos Amantes”, de Tiago Guedes, é composto por três “canções” que, a duas vozes, contam o mesmo acontecimento asfixiante sob duas prespectivas diferentes. Protagonizada por Gonçalo Waddington e Isabel Abreu, a curta-metragem integrou a seleção de vários festivais de cinema no estrangeiro e em Portugal, como o Curtas Vila do Conde, o IndieLisboa e o Caminhos do Cinema Português onde foi duplamente premiado.

Realizado durante o Mestrado em Animação na Arts University Bournemouth, em Inglaterra, “Três Semanas em dezembro” é o primeiro filme de Laura Gonçalves. A curta-metragem de seis minutos segue o formato de diário animado, retratando momentos que fazem parte da cultura e da rotina de Belmonte durante a época de Natal.

Os três filmes integram o catálogo da Agência da Curta Metragem que, este ano, celebra o 16º aniversário. Criada pela Curtas Metragens CRL, entidade que, entre outros, organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, a Agência desenvolve um trabalho regular na divulgação e promoção de curtas-metragens portuguesas. Para os responsáveis pelo projeto, “estes 16 anos de ação em prol da curta-metragem nacional foram importantes para a afirmação do formato no âmbito do panorama de produção cinematográfica e para a crescente visibilidade e reconhecimento da qualidade desta além fronteiras”.

O catálogo de filmes da Agência da Curta Metragem ascende às três centenas de obras apostando no cruzamento de diferentes géneros e estilos, tanto de autores consagrados como Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Miguel Gomes, Sandro Aguilar, João Pedro Rodrigues, Regina Pessoa e José Miguel Ribeiro, como de novos talentos. A Agência revela, assim, a complexidade e a riqueza de estéticas e perspetivas do panorama das obras portuguesas contribuindo para o sucesso internacional das mesmas.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,303,337