"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PRÉMIO MUNICIPAL BEATRIZ ÂNGELO DISTINGUE LUÍSA WALDHERR E MARIA DO CÉU GUERRA

O Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas será palco, no dia 7 de março, às 15h, da cerimónia de entrega do Prémio Municipal Beatriz Ângelo. Integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março, este prémio distingue anualmente Mulheres ou Instituições com ação de âmbito local ou nacional, que tenham destaque nos vários setores da sociedade e na promoção da igualdade de género.


O Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas será palco, no dia 7 de março, às 15h, da cerimónia de entrega do Prémio Municipal Beatriz Ângelo. 

Integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março, este prémio distingue anualmente Mulheres ou Instituições com ação de âmbito local ou nacional, que tenham destaque nos vários setores da sociedade e na promoção da igualdade de género.

Neste ano de 2015, o Prémio Municipal Beatriz Ângelo distingue Luísa Waldherr e Maria do Céu Guerra.

Luísa Maria da Silva Froufe Waldherr nasceu em lisboa a 19 de dezembro de 1956. Licenciada em Psicologia, no ramo de Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Clássica de Lisboa, é Coordenadora do Pólo de Formação de Lisboa, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Tem o Curso de Especialização Adoção e o Curso de Formação Pedagógica de Formadores, tendo sido formadora dos Cursos de Investigação Criminal e Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas, da Escola Prática da GNR.

Foi, entre 1980 e 1984, professora do Ensino Primário no Externato Pica-Pau, no Concelho de Odivelas. Em 1997 entrou como voluntária no Gabinete de Apoio à Vítima de Odivelas/Loures e, no ano seguinte, era já a gestora deste gabinete. Dinamizadora de dezenas de workshops, cursos e ações de formação, assim como, oradora em múltiplos seminários, é presentemente a gestora do Gabinete de Odivelas, sendo a representante da APAV na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odivelas.

Maria do Céu Guerra de Oliveira e Silva, atriz e encenadora, nasceu em Lisboa a 26 de maio de 1943. Interessou-se pelo Teatro quando frequentava o curso de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e integrou o grupo fundador da Casa da Comédia. Daí, para o Teatro Experimental de Cascais foi um ápice, e aí se profissionalizou, sob a direção de Carlos Avilez. Ao longo da sua carreira fez teatro, cinema e séries de Tv, produziu, foi coautora, figurinista e diretora plástica. Recitou poesia e juntou-se ao grupo fundador do Teatro Adóque. A 24 de agosto de 1985 foi feita Dama da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e a 9 de junho de 1994 foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.

Carolina Beatriz Ângelo, a mulher que dá nome a este prémio municipal foi uma figura impar na história portuguesa. Sufragista, ativista dos direitos das mulheres e líder dos movimentos feministas portugueses no início do Século XX, destacou-se, entre outros factos, por ser a primeira mulher a votar em eleições no nosso País.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,302,685