Notícias
PRÉMIO MUNICIPAL BEATRIZ ÂNGELO DISTINGUE LUÍSA WALDHERR E MARIA DO CÉU GUERRA
O Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas será palco, no dia 7 de março, às 15h, da cerimónia de entrega do Prémio Municipal Beatriz Ângelo. Integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março, este prémio distingue anualmente Mulheres ou Instituições com ação de âmbito local ou nacional, que tenham destaque nos vários setores da sociedade e na promoção da igualdade de género.
O Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas será palco, no dia 7 de março, às 15h, da cerimónia de entrega do Prémio Municipal Beatriz Ângelo.
Integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se celebra a 8 de março, este prémio distingue anualmente Mulheres ou Instituições com ação de âmbito local ou nacional, que tenham destaque nos vários setores da sociedade e na promoção da igualdade de género.
Neste ano de 2015, o Prémio Municipal Beatriz Ângelo distingue Luísa Waldherr e Maria do Céu Guerra.
Luísa Maria da Silva Froufe Waldherr nasceu em lisboa a 19 de dezembro de 1956. Licenciada em Psicologia, no ramo de Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Clássica de Lisboa, é Coordenadora do Pólo de Formação de Lisboa, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Tem o Curso de Especialização Adoção e o Curso de Formação Pedagógica de Formadores, tendo sido formadora dos Cursos de Investigação Criminal e Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas, da Escola Prática da GNR.
Foi, entre 1980 e 1984, professora do Ensino Primário no Externato Pica-Pau, no Concelho de Odivelas. Em 1997 entrou como voluntária no Gabinete de Apoio à Vítima de Odivelas/Loures e, no ano seguinte, era já a gestora deste gabinete. Dinamizadora de dezenas de workshops, cursos e ações de formação, assim como, oradora em múltiplos seminários, é presentemente a gestora do Gabinete de Odivelas, sendo a representante da APAV na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odivelas.
Maria do Céu Guerra de Oliveira e Silva, atriz e encenadora, nasceu em Lisboa a 26 de maio de 1943. Interessou-se pelo Teatro quando frequentava o curso de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e integrou o grupo fundador da Casa da Comédia. Daí, para o Teatro Experimental de Cascais foi um ápice, e aí se profissionalizou, sob a direção de Carlos Avilez. Ao longo da sua carreira fez teatro, cinema e séries de Tv, produziu, foi coautora, figurinista e diretora plástica. Recitou poesia e juntou-se ao grupo fundador do Teatro Adóque. A 24 de agosto de 1985 foi feita Dama da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e a 9 de junho de 1994 foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.
Carolina Beatriz Ângelo, a mulher que dá nome a este prémio municipal foi uma figura impar na história portuguesa. Sufragista, ativista dos direitos das mulheres e líder dos movimentos feministas portugueses no início do Século XX, destacou-se, entre outros factos, por ser a primeira mulher a votar em eleições no nosso País.