Notícias
MUSEU BERNARDINO MACHADO APROFUNDA A HISTÓRIA E AS MEMÓRIAS DA 1.ª GRANDE GUERRA
Há cem anos, o mundo inteiro fervilhava com as disputas provocadas pela primeira grande guerra que decorreu entre 1914 e 1918. O conflito mundial que marcou o rumo da história e a evolução das nações é o tema que serve, este ano, de mote à realização das mais diversas iniciativas no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão.
Conferência de imprensa de apresentação das atividades para 2015
Plano de atividade para 2015 inclui um ciclo de conferências, debates e exposições
Há cem anos, o mundo inteiro fervilhava com as disputas provocadas pela primeira grande guerra que decorreu entre 1914 e 1918. O conflito mundial que marcou o rumo da história e a evolução das nações é o tema que serve, este ano, de mote à realização das mais diversas iniciativas no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão. A estrutura que se destaca, no plano nacional, como possuidora do melhor arquivo documental sobre a 1ª República, volta assim a marcar pontos no campo do debate e do conhecimento da história, acolhendo um conjunto de conferências e exposições tendo sempre como pano de fundo a participação de Portugal na 1.ª Guerra Mundial. De resto, o patrono do Museu, Bernardino Machado, que ocupou o cargo de Presidente da República durante os primeiros anos da Guerra, foi uma das figuras proeminentes, a nível nacional, do conflito.
Isso mesmo, explicou o coordenador científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha, esta sexta-feira, na conferência de imprensa de apresentação do Plano de Atividades para 2015, que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. Para o responsável, “pensar a I Guerra Mundial é mais do que pensar o passado, é refletir sobre as condições e o rumo sobre os quais queremos construir o nosso futuro”.
Norberto Cunha começou por salientar que “o Museu não é um estrutura estática, nem queremos que as pessoas que aqui vêm tenham uma postura passiva”. Por isso, o plano de atividades exige “uma imaginação permanente”.
E uma das principais novidades foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, que anunciou o alargamento das atividades do museu aos adultos e seniores. “Os serviços educativos não podem ficar limitados ao contexto escolar”, referiu, acrescentando que “o museu proporciona serviços de grande utilidade para o processo de aprendizagem ao nível da cidadania, partindo do exemplo de Bernardino Machado”.
“Queremos cidadãos mais informados, mais esclarecidos, mais participantes”, afirmou salientando a importância dos serviços educativos.
Este ano, as atividades centram-se em cinco itens, com especial destaque para o ciclo de conferências “Portugal na I Guerra”. São oito sessões distribuídas pelos vários meses do ano, com debates de grande interesse histórico e cultural, guiados por especialistas nacionais conceituados, como por exemplo, Luís Farinha, Fernanda Rolo, Armando Malheiro, entre outros.
Outra atividade de relevo nacional são os Encontros de Outono, que irão decorrer mais para o final do ano, em novembro, e serão dedicados às memórias da primeira guerra. Mais uma vez, Norberto Cunha destaca “a presença de ilustres oradores, que dignificam o Museu e o tornam numa referência a nível nacional, nesta área”.
Para Paulo Cunha, os Encontros de Outono “são já uma marca incontornável do Museu e de grande relevo histórico”. “São raros os espaços em Portugal que tratam a história com esta profundidade e interesse”, sublinhou ainda.
Destaque também para o lançamento das Obras de Bernardino Machado, estando previsto para este ano, a publicação dos tomos 5 e 6 do 3.º volume Política. Além disso, prevê-se a reedição online completa e melhorada dos volumes da 1.º Guerra. Para Norberto Cunha “nenhuma outra figura da primeira República tem as suas obras publicadas, sendo Bernardino Machado um caso único”.
A par da exposição permanente, cada vez mais visitada, o Museu vai receber este ano diversas mostras com destaque para “Recortes da 1.ª Grande Guerra” e para a exposição fotográfica do Centenário da 1.ª Presidência de Bernardino Machado, entre outras.
Refira-se que Bernardino Machado foi uma figura notável da 1ª República Portuguesa, tendo ocupado o cargo de Presidente da República por duas vezes (entre 1915 e 1917 e entre 1925 e 1927), mas foi também um importante pensador e pedagogo. É, por isso, o único Presidente da República que tem um museu consagrado à sua personalidade.
O Museu Bernardino Machado, criado e gerido pela Câmara Municipal de Famalicão, e integrado na rede portuguesa de museus, destaca-se, no plano nacional, pelas suas caraterísticas únicas.
+ Info:
www.vilanovadefamalicao.org
www.facebook.com/municipiodevnfamalicao
www.twitter.com/CMVNFamalicao
www.youtube.com/municipiodefamalicao