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CONCEITOS PARA PROJETOS / ARTE, PATRIMÓNIO, CULTURA / EUROPA
Formação orientada por Idalina Conde, que se realiza em workshops com a duração média de 6h (10:00 – 13:00 / 14:30 – 17:30), podendo ajustar-se (a duração e temáticas) para a formação in situ, encomendada por instituições, estruturas ou projetos.
APRESENTAÇÃO
A área cultural dispõe de formações (cursos, seminários, workshops) sobre a gestão de projetos culturais que abarcam vertentes profissionais, operacionais, logísticas e financeiras. Esta proposta de consultoria, e também de formação, coloca-se apenas a montante. É sobre conceitos para projetos; âncoras cruciais para o agendamento de conteúdos, a substância dos projetos, e o pensamento necessário para o fazer. Que conceitos mais interessantes e mobilizadores, com que problemáticas, referências e contextos, são questões para responder.
Incidir no pensamento pressupõe a criatividade com a reflexividade, e suficientemente informada por referências. Ao contrário da ilusão espontaneista sobre a criatividade que abunda em lugares comuns sobre o tema, o terreno profissional exerce-a com esteio em processos complexos, concetuais e intertextuais. Um pensamento substantivo que age com o imaginário, as referências, as condições e o real. A proposta visa apoiar e maturar alguns planos.
Praticamente tudo começa por ideias mas, de nebulosas a conceitos, pedem clarificação, construção, referenciação e contextualização. Ou seja, coordenadas que implicam: i) transformar ideias em conceitos e/ou escolher alternativas consoante as abordagens; ii) construir as problemáticas indexadas a conceitos, base para vertebrar projetos e decidir sobre conteúdos que se podem justificar, gerar e organizar de vários modos; iii) reunir as referências pertinentes; iv) documentar os contextos dos projetos, de institucionais a informais, e de locais a transnacionais.
No ponto das referências a proposta inclui informação sobre programas e projetos europeus para arte, património e cultura em geral. Uma informação útil para candidaturas nesse âmbito e que responde aos seguintes objetivos: i) apresentar o panorama de onde se inferem conceitos e problemáticas mais relevantes; ii) identificar linhas de redundância e inovação; iii) elencar projetos que sobressaiem pela criatividade e, ainda, a reflexividade sobre a Europa; iv) esclarecer a dimensão europeia em projetos culturais. Em rigor, define-se mais pela substância do que pelo critério da escala, vide número de países envolvidos. Há projetos com essa dimensão mesmo não ”europeus” no sentido institucional e territorial, assim como muitos dos ditos projetos europeus se formatam por padrões globais e por vezes sem pensamento específico sobre a Europa.
A Europa aparece, pois, num de vários eixos da proposta para criar competências e intervir em projetos culturais. O estímulo está, evidentemente, na procura de diferenças, do singular ou do novo. Quando não parece possível, pelo menos estímulo para transformar o redundante em interessante.
FORMAÇÃO
A formação realiza-se em workshops com a duração média de 6h (10:00 – 13:00 / 14:30 – 17:30), podendo ajustar-se (a duração e temáticas) para a formação in situ, encomendada por instituições, estruturas ou projetos. Para informações e preço sob orçamento, contactar write.iccultura@gmail.com.
Exemplo de programa para um próximo workshop, aqui em termos gerais:
I. Dimensões (3h):
A substância e o processo de projetos / agendamentos, rotinas e inovação
Criatividade e reflexividade / de metodologias a conteúdos e statements
Coordenadas dos projetos por áreas / especificidades e traços comuns
II. Exercícios (3h):
Clarificar / de nebulosas e ideias a conceitos nucleares
Construir / de temáticas a problemáticas para a vertebração de projetos
Ilustrar / com referências, contextos e projetos; documentação e mapa concetual na Europa
CONSULTORIA
Os projetos para consultoria podem apresentar-se de elementar para construção a elaborado para reformulação. A consultoria é concebida em função dos projetos. Para detalhes, informações e preço sob orçamento, contactar write.iccultura@gmail.com. O trabalho compreende os pontos descritos na apresentação que requerem:
- acompanhamento do dossier do projeto até ao enunciado final
- reuniões necessárias com os responsáveis do projeto;
- a investigação, conceção, mapeamento de referências e contextualização
(com pesquisa documental, bibliográfica, iconográfica, de outros materiais);
- revisões da escrita e redação
IDALINA CONDE, PhD - perfil em https://iscte-iul.academia.edu/idalinaconde
Professora no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Cofundadora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL, onde introduziu a docência em gestão e intervenção cultural, secundada por mais abordagens de dimensões económicas e políticas, organizações, profissionais, criatividade e referências europeias. Entre outras atividades de formação, em 2001-2004 integrou o corpo promotor e docente da pós-gradução Gestão Cultural nas Cidades, no INDEG – Instituto de Gestão do ISCTE. Desde 1988, participou em júris com ligação ao Ministério da Cultura. Em 2004-2006, foi membro da Comissão de Acompanhamento do Programa Gulbenkian para a Creatividade e Criação Artística. Tem longo currículo como autora nas áreas da arte e da cultura. Colaborou em projetos europeus, nomeadamente do ERICARTS - European Institute for Comparative Cultural Research, e tem em curso projeto Diálogo com Imagens: Arte, Património e Narrativas para a Europa, projeto para realização em coautoria. O seminário com o mesmo título decorreu em junho de 2014 no CIES / ISCTE-IUL. O projeto sucede a um anterior sobre iconografias europeias, do património e arte contemporânea, com Fernando Ribeiro, a apresentar na conferência Cultural Literacy in Europe, em Londres, abril de 2015. A par de outras iniciativas com temáticas europeias, realizou o workshop Criatividade em Agenda na Europa, na Representação da Comissão Europeia em Portugal (duas edições em 2012 e 2013); e Património em Agenda na Europa, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa (janeiro de 2014).