"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CONCEITOS PARA PROJETOS / ARTE, PATRIMÓNIO, CULTURA / EUROPA

Formação orientada por Idalina Conde, que se realiza em workshops com a duração média de 6h (10:00 – 13:00 / 14:30 – 17:30), podendo ajustar-se (a duração e temáticas) para a formação in situ, encomendada por instituições, estruturas ou projetos.


APRESENTAÇÃO

A área cultural dispõe de formações (cursos, seminários, workshops) sobre a gestão de projetos culturais que abarcam vertentes profissionais, operacionais, logísticas e financeiras. Esta proposta de consultoria, e também de formação, coloca-se apenas a montante. É sobre conceitos para projetos; âncoras cruciais para o agendamento de conteúdos, a substância dos projetos, e o pensamento necessário para o fazer. Que conceitos mais interessantes e mobilizadores, com que problemáticas, referências e contextos, são questões para responder.

Incidir no pensamento pressupõe a criatividade com a reflexividade, e suficientemente informada por referências. Ao contrário da ilusão espontaneista sobre a criatividade que abunda em lugares comuns sobre o tema, o terreno profissional exerce-a com esteio em processos complexos, concetuais e intertextuais. Um pensamento substantivo que age com o imaginário, as referências, as condições e o real. A proposta visa apoiar e maturar alguns planos.

Praticamente tudo começa por ideias mas, de nebulosas a conceitos, pedem clarificação, construção, referenciação e contextualização. Ou seja, coordenadas que implicam: i) transformar ideias em conceitos e/ou escolher alternativas consoante as abordagens; ii) construir as problemáticas indexadas a conceitos, base para vertebrar projetos e decidir sobre conteúdos que se podem justificar, gerar e organizar de vários modos; iii) reunir as referências pertinentes; iv) documentar os contextos dos projetos, de institucionais a informais, e de locais a transnacionais.

No ponto das referências a proposta inclui informação sobre programas e projetos europeus para arte, património e cultura em geral. Uma informação útil para candidaturas nesse âmbito e que responde aos seguintes objetivos: i) apresentar o panorama de onde se inferem conceitos e problemáticas mais relevantes; ii) identificar linhas de redundância e inovação; iii) elencar projetos que sobressaiem pela criatividade e, ainda, a reflexividade sobre a Europa; iv) esclarecer a dimensão europeia em projetos culturais. Em rigor, define-se mais pela substância do que pelo critério da escala, vide número de países envolvidos. Há projetos com essa dimensão mesmo não ”europeus” no sentido institucional e territorial, assim como muitos dos ditos projetos europeus se formatam por padrões globais e por vezes sem pensamento específico sobre a Europa.

A Europa aparece, pois, num de vários eixos da proposta para criar competências e intervir em projetos culturais. O estímulo está, evidentemente, na procura de diferenças, do singular ou do novo. Quando não parece possível, pelo menos estímulo para transformar o redundante em interessante.

FORMAÇÃO

A formação realiza-se em workshops com a duração média de 6h (10:00 – 13:00 / 14:30 – 17:30), podendo ajustar-se (a duração e temáticas) para a formação in situ, encomendada por instituições, estruturas ou projetos. Para informações e preço sob orçamento, contactar write.iccultura@gmail.com.

Exemplo de programa para um próximo workshop, aqui em termos gerais:

I. Dimensões (3h):
A substância e o processo de projetos / agendamentos, rotinas e inovação
Criatividade e reflexividade / de metodologias a conteúdos e statements
Coordenadas dos projetos por áreas / especificidades e traços comuns

II. Exercícios (3h):
Clarificar / de nebulosas e ideias a conceitos nucleares
Construir / de temáticas a problemáticas para a vertebração de projetos
Ilustrar / com referências, contextos e projetos; documentação e mapa concetual na Europa

CONSULTORIA

Os projetos para consultoria podem apresentar-se de elementar para construção a elaborado para reformulação. A consultoria é concebida em função dos projetos. Para detalhes, informações e preço sob orçamento, contactar write.iccultura@gmail.com. O trabalho compreende os pontos descritos na apresentação que requerem:

- acompanhamento do dossier do projeto até ao enunciado final
- reuniões necessárias com os responsáveis do projeto;
- a investigação, conceção, mapeamento de referências e contextualização
(com pesquisa documental, bibliográfica, iconográfica, de outros materiais);
- revisões da escrita e redação

IDALINA CONDE, PhD - perfil em https://iscte-iul.academia.edu/idalinaconde
Professora no ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Cofundadora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL, onde introduziu a docência em gestão e intervenção cultural, secundada por mais abordagens de dimensões económicas e políticas, organizações, profissionais, criatividade e referências europeias. Entre outras atividades de formação, em 2001-2004 integrou o corpo promotor e docente da pós-gradução Gestão Cultural nas Cidades, no INDEG – Instituto de Gestão do ISCTE. Desde 1988, participou em júris com ligação ao Ministério da Cultura. Em 2004-2006, foi membro da Comissão de Acompanhamento do Programa Gulbenkian para a Creatividade e Criação Artística. Tem longo currículo como autora nas áreas da arte e da cultura. Colaborou em projetos europeus, nomeadamente do ERICARTS - European Institute for Comparative Cultural Research, e tem em curso projeto Diálogo com Imagens: Arte, Património e Narrativas para a Europa, projeto para realização em coautoria. O seminário com o mesmo título decorreu em junho de 2014 no CIES / ISCTE-IUL. O projeto sucede a um anterior sobre iconografias europeias, do património e arte contemporânea, com Fernando Ribeiro, a apresentar na conferência Cultural Literacy in Europe, em Londres, abril de 2015. A par de outras iniciativas com temáticas europeias, realizou o workshop Criatividade em Agenda na Europa, na Representação da Comissão Europeia em Portugal (duas edições em 2012 e 2013); e Património em Agenda na Europa, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa (janeiro de 2014).

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,305,322