"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"CIRCUSNEXT" REABRE CANDIDATURAS QUE PROMOVEM O APOIO A NOVOS PROJETOS DE NOVO CIRCO

Até ao próximo dia 27 de fevereiro, os autores de novo circo que tenham criado no máximo duas obras, podem submeter as suas propostas para o segundo Call for Projects, promovido pela plataforma europeia “CircusNext” que visa oferecer um programa de apoio artístico e financeiro a uma nova geração de criadores nesta área.


 

Até ao próximo dia 27 de fevereiro, os autores de novo circo que tenham criado no máximo duas obras, podem submeter as suas propostas para o segundo Call for Projects, promovido pela plataforma europeia “CircusNext” que visa oferecer um programa de apoio artístico e financeiro a uma nova geração de criadores nesta área.

Recordamos que A Oficina, em Guimarães, é o único parceiro português desta rede de cooperação europeia que procura novos criadores na área do circo contemporâneo. Deste modo, A Oficina apela aos autores da área que submetam as suas candidaturas nesta nova edição do Call for Projects até ao próximo dia 27 de fevereiro. Toda a documentação necessária para a submissão dos projetos encontra-se disponível em www.circusnext.eu/mycircusnext/.

Enquanto parceira da rede “CircusNext”, A Oficina irá acolher, este ano, uma residência de laureados que irá fixar-se em Guimarães e onde será estimulado o espírito criativo através do convívio de vários artistas, de várias nacionalidades e com várias visões. Nesta residência reúnem-se todas as condições para a partilha de experiências e conhecimento e para a troca de ideias, essenciais para alimentar a criatividade e estimular novas criações.

No âmbito do circo contemporâneo, o Centro Cultural Vila Flor é coprodutor do espetáculo “Novo Velho Circo”, da Radar 360º e da Companhia Clara Andermatt que, juntos, criam um espetáculo multidisciplinar com sólidos alicerces nas técnicas circenses e na dança contemporânea e que será também apresentado no CCVF.

No final da operação “CircusNext” 2016/2017 está ainda agendada uma ambiciosa ação intitulada European Season of Circus Arts que pretende levar em digressão alguns dos projetos laureados ao longo dos anos a vários países europeus envolvidos com esta plataforma que se tem revelado uma ferramenta fundamental na promoção e apoio do novo circo na Europa.

Esta rede de cooperação é constituída por 9 parceiros: Jeunes Talents Cirque Europe (França), La Cascade - Maison des Arts du Clown et du Cirque (França), Les Migrateurs (França), Associazione Culturale IdeAgorà/Festival Mirabilia (Itália), Associazione Culturale Sarabanda/Festival Circumnavigando (Itália), Associacio de professionals de Circ de Catalunya - La Central del Circ (Espanha), Circus Futures Limited (Reino Unido), Zahrada o.p.s. Cirqueon (República Checa) e A Oficina CIPRL (Portugal).

Através da participação nesta rede europeia, A Oficina pretende ser um motor impulsionador da criação artística de novo circo em Portugal, aproveitando e explorando a dimensão e a troca de experiências num contexto europeu, inserida num projeto ímpar que quer trazer um novo dinamismo a esta disciplina através de um trabalho em rede, facultando formação e promoção num projeto com uma visão de futuro e continuidade (até 2017) onde artistas e companhias irão desfrutar da partilha de conhecimento e recursos de todos os intervenientes.

Toda a informação relativa à rede “CircusNext” encontra-se disponível em www.circusnext.eu/.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,232,025