"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A FISUA APRESENTA A 6ª EDIÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS "HORIZONTES DA FÍSICA"

A sexta edição do “Horizontes da Física” apresenta quatro palestras, com quatro temas da área da Física, em todas as noites de quarta-feira no mês de março. A participação no evento é livre e os temas escolhidos para este ano prometem despertar o interesse até dos menos curiosos.


A sexta edição do “Horizontes da Física” apresenta quatro palestras, com quatro temas da área da Física, em todas as noites de quarta-feira no mês de março. A participação no evento é livre e os temas escolhidos para este ano prometem despertar o interesse até dos menos curiosos.

Após o sucesso alcançado nas últimas cinco edições, a FISUA apresenta agora a sexta edição do ciclo de conferências - “Horizontes da Física”.

Este evento surgiu pela primeira vez no Ano Internacional da Física (2005) e, desde então, realiza-se a cada dois anos tendo trazido a Aveiro alguns dos mais importantes nomes da ciência nacional e internacional.

Dando seguimento ao sucesso alcançado nas anteriores edições, onde foram superadas todas as expectativas em termos de adesão da população de Aveiro e de impacto no mundo académico, esta nova edição promete trazer mais temas interessantes ao público onde se proporcionará o debate de temáticas atuais.

Este evento tem como público-alvo, não só a comunidade académica, mas também a sociedade em geral. Este evento tem como objetivo divulgar e promover junto da população uma ciência por vezes ainda tão inacessível às massas e ao mesmo tempo presente no nosso dia a dia, a Física.

Nesta sexta edição contamos com quatro palestrantes portugueses de renome internacional, vindos de diferentes pontos do país e do estrangeiro. Num discurso simples e em Português, serão abordadas algumas das áreas mais cativantes da Física, nomeadamente, o estudo sobre a iluminação LED, as alterações climáticas, a energia escura e a Relatividade Geral de Einstein.

Com estes temas, pretende-se alargar a discussão a vários campos da Física e de outras áreas “vizinhas” desta ciência, direcionando a discussão para a sociedade.

O “Horizontes da Física 6” decorrerá durante o mês de março, todas as quartas-feiras pelas 21h30 (dias 4, 11, 18 e 25 de março de 2015), no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

A entrada é livre e gratuita em todas as conferências e a FISUA irá emitir certificados de participação para todos aqueles que assistirem a pelo menos três das quatro palestras.

PROGRAMA

4 | março
Sessão de Abertura
Desafios para a iluminação LED no Ano Internacional da Luz
Prof.ª Doutora Rute André (Departamento de Física da Universidade deAveiro; Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos)

11 | março
Alterações climáticas: certezas e incertezas
Prof. Doutor Pedro Viterbo (Instituto Português do Mar e da Atmosfera, diretor do Departamento de Meteorologia e Geofísica)

18 | março
Onde está a energia escura?
Uma viagem pelo cosmos à procura do maior componente do universo
Doutora Marina Cortês (Instituto de Astronomia do Observatório Real de Edimburgo – Reino Unido)

25 | março
A relatividade do tempo
Prof. Doutor José Natário (Instituto Superior Técnico)

Público-alvo: Geral (> 12 anos)
Datas: 4, 11, 18 e 25 de março
Horas: pelas 21h30
Local: Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro
Informações: www.fisua.pt.vu | fis-fisua@ua.pt
ENTRADA LIVRE: sem necessidade de marcação

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,231,286