Notícias
JUNTE-SE À OIKOS NUMA CORRIDA DE LUTA CONTRA O DESPERDÍCIO ALIMENTAR NA PRODUÇÃO
Já só faltam 2 meses para a tão aguardada segunda edição do Oikos Desafio 100, uma corrida de 100km entre a Lourinhã e o Estádio do Jamor que decorrerá nos dias 18 e 19 de abril.
Já só faltam 2 meses para a tão aguardada segunda edição do Oikos Desafio 100, uma corrida de 100km entre a Lourinhã e o Estádio do Jamor que decorrerá nos dias 18 e 19 de abril.
Esta prova tem um cariz 100% social em que todos os fundos angariados revertem a favor da criação de uma plataforma online que pretende reduzir o desperdício das 332.000 toneladas anuais de alimentos na produção nacional.
Esta inciativa conta com três das maiores figuras do Atletismo Nacional: Carlos Lopes, Nelson Évora e Rosa Mota que se juntam assim à Oikos enquanto embaixadores do Oikos Desafio 100.
As inscrições encontram-se a decorrer em http://www.oikosdesafio100.pt/ com um valor de 25€ por pessoa.
O Desafio Físico
Os participantes podem percorrer os 100kms, divididos pelos dois dias de prova, de 3 diferentes formas:
• Uma equipa de 4 atletas em regime de estafeta em que cada participante faz 25km;
• Uma equipa de 8 atletas em regime de estafeta em que cada participante faz 12,5km;
• Individualmente, percorrendo o primeiro troço de 12,5km.
O Desafio Solidário
Para além do desafio físico, o desafio solidário procura mobilizar os participantes, e a população em geral, para a angariação de fundos para a construção da plataforma digital que constitua um mercado eletrónico de proximidade para produtos hortofrutícolas.
Anualmente há cerca de 166.000 toneladas destes produtos, que todos os anos, em Portugal não chegam sequer a entrar na cadeira de distribuição, podendo desta forma ser comercializados diretamente por pequenos produtores e comerciantes.
Querendo, desta forma, facilitar a produção e a comercialização a preço justo, encaminhando os excedentes para instituições de solidariedade. Para além da redução do desperdício num país com sensivelmente 300 mil pessoas que passam fome, favorece-se assim as economias locais.
Neste sentido, para além do valor de inscrição, todos os participantes serão desafiados a realizar provas paralelas que acontecerão até ao dia da corrida com o objetivo de angariar mais fundos para esta causa. A participação é facultativa e não tem impacto na corrida. Mas inclui prémios!
Vem aí a corrida dos Grandes!
Mais informações:
www.oikos.pt