Notícias
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA NA APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL IN
O Festival IN, o maior agregador de Inovação e Criatividade realizado na Península Ibérica, regressa este ano e a sua apresentação oficial conta com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, no próximo dia 11 de Fevereiro, quarta-feira, pelas 14h30, no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras.
Secretário de Estado da Cultura na apresentação do Festival IN
O Festival IN, o maior agregador de Inovação e Criatividade realizado na Península Ibérica, regressa este ano e a sua apresentação oficial conta com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, no próximo dia 11 de Fevereiro, quarta-feira, pelas 14h30, no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras.
Ligar as redes em rede é o lema da 2ª edição do Festival IN, cuja finalidade é afirmar Lisboa como uma Creative City, contribuindo para que a capital portuguesa figure nas redes internacionais de cidades criativas.
Embora as Indústria Culturais e Criativas (ICC) sejam responsáveis por 3,1% do PIB nacional, desde 2010, existem ainda redes internacionais fundamentais nesta área das quais Portugal está ausente, nomeadamente a da UNESCO.
O Festival IN aposta no destaque da sociedade em rede e do seu impacto no crescimento e organização das atividades económicas e assume Lisboa como a capital e motor económico de uma mega região que se estende desde a Península de Setúbal à Galiza1.
Na edição de 2015 o Festival IN consolida-se como plataforma de inclusão e divulgação de todas as atividades relacionadas com as ICC, concentrando ações de pequenos, médios e grandes players, públicos ou privados, com ideias, protótipos e produtos inovadores.
Ligar criadores a potenciais utilizadores, colocar em contacto empreendedores com financiadores e promover a troca de conhecimentos entre quem aplica a inovação e quem a pensa são os objetivos do Festival IN, que decorre entre 23 a 26 de Abril, na FIL.
A 11 de Fevereiro, o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o presidente da CCDR-LVT, João Pereira Teixeira, e a Vereadora da Economia, Inovação, Educação e Reforma Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa, Graça Fonseca, são algumas das personalidades que apresentam a estratégia para os concretizar.
Programa Apresentação do Festival IN
11 de Fevereiro . 14h30 . Centro de Congressos, Taguspark
14h30 – Receção dos participantes
15h00 – Performance “Performing Networks”
15h15 – Jorge Barreto Xavier – Secretário de Estado da Cultura
15h45 – We are in a Network Society
Paulo Silva Vistas - Presidente Câmara Municipal de Oeiras
António Carmona Rodrigues - Administrador Delegado da Taguspark
Jorge Rocha de Matos - Presidente Fundação AIP
16h30 – João Pereira Teixeira – Presidente da CCDR-LVT
17h00 – Coffee Break
17h15 –Maria João Rocha de Matos - Diretora Geral AIP Feiras, Congressos e Eventos
17h30 – Graça Fonseca – Vereadora da Economia, Inovação, Educação e Reforma Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa
17h45 – Maria da Graça Carvalho* – Eurodeputada em representação do Comissário Europeu Carlos Moedas
18h00 – MAPPING SOUNDS com DJ Afonso e VJ FEROLI
* A confirmar
Sobre o setor cultural e criativo em Portugal:
Atualmente, o setor cultural e criativo representa 3,4% do emprego nacional e 3% do valor acrescentado bruto (VAB) gerado pelo país2. Desta área fazem parte 53 064 empresas que geraram, em 2012, um volume de negócios de 5,1 mil milhões deeuros3, sendo particularmente pertinente o facto de o setor cultural e criativo revelar um dinamismo e resiliência superior à média nacional, exportando, em 2011, 6.000 milhões de dólares.
1- Richard Florida, 2008
2 - Divisão de Estados e Prospetiva da CML (com base em dados do INE de 2009), pub. Por CML, Lisboa – Economia Criativa, 2013
3 - INE (com base em dados do Inquérito ao Emprego), Estatísticas da Cultura 2012, Dezembro 2013