"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CURTAS PORTUGUESAS NO FESTIVAL DE CLERMONT-FERRAND

As curtas-metragens “Fuligem” de David Doutel e Vasco Sá, “Blood Brothers” de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, e “O Canto dos 4 Caminhos” de Nuno Amorim, vão integrar a competição do 37º Festival de Cinema de Clermont-Ferrand, que decorre de 30 de janeiro a 7 de fevereiro em França.

As curtas-metragens “Fuligem” de David Doutel e Vasco Sá, “Blood Brothers” de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, e “O Canto dos 4 Caminhos” de Nuno Amorim, vão integrar a competição do 37º Festival de Cinema de Clermont-Ferrand, que decorre de 30 de janeiro a 7 de fevereiro em França. Os três filmes fazem parte do catálogo da Agência da Curta-Metragem que estará, uma vez mais, presente no mercado do festival para promover as produções portuguesas.

Do total de 7733 filmes de todo o mundo a concurso, 169 foram selecionados para integrarem a competição do Festival. Apenas duas curtas-metragens portuguesas, das 75 inscritas, estarão na competição principal daquele que é considerado o mais importante festival europeu dedicado ao formato.

A animação de David Doutel e Vasco Sá, estreada na última edição do Curtas Vila do Conde e vencedora do grande prémio Cinanima em 2014, está selecionada para a Competição Internacional do certame enquanto o documentário experimental “Blood Brothers”, de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, competirá no LABO. No programa, também competitivo, “Jeunes Publics”, dedicado à comunidade escolar, será ainda exibida a curta-metragem “O Canto dos 4 Caminhos” de Nuno Amorim.

As três obras integram o catálogo de filmes da Agência da Curta Metragem que, à semelhança dos anos anteriores, vai marcar presença no Mercado da Curta-Metragem que decorre durante o festival. A instalação de um stand promocional da Agência no 30º Mercado da Curta-Metragem visa assegurar a divulgação da cinematografia nacional através de um conjunto de atividades de promoção e divulgação. A mediatização do evento e a presença de cerca de 3500 profissionais do cinema de todo o mundo fazem do Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand um espaço privilegiado, e de extrema importância, na promoção e divulgação do cinema português.

Também o programa Campus ocupará, este ano, um lugar de destaque no evento através da promoção dos três filmes que estão a ser realizados, no âmbito do projeto, por Sandro Aguilar, Manuel Mozos e Lois Patiño. As produções, de foco documental, integram na equipa técnica alunos de cinema e audiovisual e terão estreia em julho na 23ª edição do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.

O programa Campus, a decorrer até maio, é uma formação avançada de cinema, composta por workshops, debates, masterclasses, residências artísticas e a produção de filmes em que realizadores com comprovada experiência trabalham com equipas de estudantes. O projeto é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).

A presença da Agência em Clermont- Ferrand é apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto do Cinema e Audiovisual, o Instituto Camões, a Embaixada de Portugal em Paris, a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Niepoort.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,304,861