Notícias
CURTAS PORTUGUESAS NO FESTIVAL DE CLERMONT-FERRAND
As curtas-metragens “Fuligem” de David Doutel e Vasco Sá, “Blood Brothers” de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, e “O Canto dos 4 Caminhos” de Nuno Amorim, vão integrar a competição do 37º Festival de Cinema de Clermont-Ferrand, que decorre de 30 de janeiro a 7 de fevereiro em França.
As curtas-metragens “Fuligem” de David Doutel e Vasco Sá, “Blood Brothers” de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, e “O Canto dos 4 Caminhos” de Nuno Amorim, vão integrar a competição do 37º Festival de Cinema de Clermont-Ferrand, que decorre de 30 de janeiro a 7 de fevereiro em França. Os três filmes fazem parte do catálogo da Agência da Curta-Metragem que estará, uma vez mais, presente no mercado do festival para promover as produções portuguesas.
Do total de 7733 filmes de todo o mundo a concurso, 169 foram selecionados para integrarem a competição do Festival. Apenas duas curtas-metragens portuguesas, das 75 inscritas, estarão na competição principal daquele que é considerado o mais importante festival europeu dedicado ao formato.
A animação de David Doutel e Vasco Sá, estreada na última edição do Curtas Vila do Conde e vencedora do grande prémio Cinanima em 2014, está selecionada para a Competição Internacional do certame enquanto o documentário experimental “Blood Brothers”, de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, competirá no LABO. No programa, também competitivo, “Jeunes Publics”, dedicado à comunidade escolar, será ainda exibida a curta-metragem “O Canto dos 4 Caminhos” de Nuno Amorim.
As três obras integram o catálogo de filmes da Agência da Curta Metragem que, à semelhança dos anos anteriores, vai marcar presença no Mercado da Curta-Metragem que decorre durante o festival. A instalação de um stand promocional da Agência no 30º Mercado da Curta-Metragem visa assegurar a divulgação da cinematografia nacional através de um conjunto de atividades de promoção e divulgação. A mediatização do evento e a presença de cerca de 3500 profissionais do cinema de todo o mundo fazem do Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand um espaço privilegiado, e de extrema importância, na promoção e divulgação do cinema português.
Também o programa Campus ocupará, este ano, um lugar de destaque no evento através da promoção dos três filmes que estão a ser realizados, no âmbito do projeto, por Sandro Aguilar, Manuel Mozos e Lois Patiño. As produções, de foco documental, integram na equipa técnica alunos de cinema e audiovisual e terão estreia em julho na 23ª edição do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.
O programa Campus, a decorrer até maio, é uma formação avançada de cinema, composta por workshops, debates, masterclasses, residências artísticas e a produção de filmes em que realizadores com comprovada experiência trabalham com equipas de estudantes. O projeto é cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).
A presença da Agência em Clermont- Ferrand é apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto do Cinema e Audiovisual, o Instituto Camões, a Embaixada de Portugal em Paris, a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Niepoort.