"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

VISITAS ORIENTADAS ÀS EXPOSIÇÕES DO MUSEU DO ORIENTE

Suscitar o diálogo e proporcionar uma contextualização e aproximação privilegiadas aos conteúdos e temas abordados, são os objetivos das visitas orientadas às exposições temporárias do Museu do Oriente que se realizam entre janeiro e abril, aos sábados.



Sombras da Ásia

Suscitar o diálogo e proporcionar uma contextualização e aproximação privilegiadas aos conteúdos e temas abordados, são os objetivos das visitas orientadas às exposições temporárias do Museu do Oriente que se realizam entre janeiro e abril, aos sábados.

A primeira acontece no dia 24 de janeiro, à exposição “Linguagens Tecidas”, e dá a conhecer as técnicas de fabrico, usos e simbologia dos têxteis ikat, uma tradição indonésia de tecelagem, apresentando os 80 exemplares em exibição.

Em fevereiro, no dia 28, as “Sombras da Ásia” dão o mote a uma visita pelo universo do teatro de sombras, a sua história, personagens e tradição, numa exposição que contempla práticas de uma diversidade de países como a China, Índia, Tailândia, Cambodja, Indonésia, Malásia e Turquia. Seguindo o fio condutor da exposição, a visita aborda ainda as funções sociais, rituais e de  transmissão cultural do teatro de sombras enquanto expressão artística popular intimamente ligada à religião, mas também à literatura e à música.

Em março e abril, nos dias 28 e 25, respetivamente, os visitantes são convidados a conhecer a exposição “Joias da Carreira da Índia”, a partir de um enquadramento histórico e cultural que percorre os três núcleos expositivos, compreendendo peças de ourivesaria religiosa e civil, em ouro e prata, enriquecidas com gemas, esmaltes de cores vibrantes e materiais exóticos como tartaruga e marfim. A par de joias de adorno, armas, crucifixos de altar, relicários ou cofres, livros, mapas e retratos compõem esta mostra que atravessa a história de Portugal e da Ásia, do século XVI ao início do século XX, com ênfase no período da expansão marítima. Em exposição, quase duas centenas de objetos retratam as relações comerciais e as influências entre Portugal e os territórios da Índia, China e Ceilão e Sudoeste Asiático, na conceção e produção de objetos preciosos.

Visitas orientadas às exposições temporárias
Sábados -  24 de janeiro, 28 de fevereiro, 28 de março e 25 de abril
Horário: 16h00-17h00
Preço: € 6,50/ participante
Participantes: Mín.10, Máx.25

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt
www.museudooriente.pt

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,304,506