Notícias
TRÊS CICLOS ARRANCAM EM JANEIRO NO MUSEU DA MÚSICA
Durante o mês de janeiro irão dar início os seguintes ciclos no Museu da Música: Ciclo Conversa ao Correr das Músicas 2015; Ciclo Poesia no Museu 2015 e o Ciclo À Tarde no Museu.
Durante o mês de janeiro irão dar início os seguintes ciclos no Museu da Música:
Dia 22, pelas 21h30 - Ciclo Conversa ao Correr das Músicas 2015
Dia 28, pelas 19h - Ciclo Poesia no Museu 2015
Dia 29, pelas 18h30 - Ciclo À Tarde no Museu
CONVERSA AO CORRER DAS MÚSICAS
Mensal | Penúltima Quinta-feira de cada mês, pelas 21h30
Organização: Associação dos Amigos do Museu da Música/ Mural Sonoro. | €7,5
O Ciclo Conversa ao Correr das Músicas, fruto de uma parceria entre a Associação Mural Sonoro e o Museu da Música, regressará ao Museu no dia 22 de janeiro, pelas 21h30, com um novo convidado, o músico e compositor brasileiro Fred Martins.
FRED MARTINS nasceu no Rio de Janeiro e vive atualmente em Santiago de Compostela. O seu trabalho foi grandemente influenciado pela música popular brasileira, o samba e a bossa nova. Transcreveu, para os conhecidos Songbooks de Almir Chediak, partituras de compositores como Chico Buarque, Noel Rosa, Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Compôs para nomes como Renato Braz, Ney Matogrosso, Maria Rita e Zélia Duncan.
Prepara-se para lançar aquele que será o seu primeiro álbum a solo em território europeu.
Este novo trabalho reflete os 20 anos de carreira e vai ser devidamente apresentado ao longo da conversa.
O percurso artístico do convidado será apresentado quer através das canções que irá tocar, quer através da troca de ideias sobre os temas, versões e noções musicais presentes na sua música.
"Fred Martins é um compositor original, que toca um universo muito particular, interessante e poético. Como intérprete, é sempre bom ouvir a sua música. Gravei duas das suas canções: Novamente e Tempo Afora". (Ney Matogrosso)
"Fred Martins é um compositor de primeira e não é demais dizer que é um dos melhores da atualidade". (João Pimentel, in Jornal "O Globo")
A mediação da conversa musicada estará, como habitualmente, a cargo da investigadora Soraia Simões.
SORAIA SIMÕES é Presidente e investigadora na Associação Mural Sonoro, um projeto de arquivo e documentação musical. Pós-Graduada em Estudos de Música Popular pelo Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é também autora do livro “Passado-Presente. Uma viagem ao universo de Paulo de Carvalho (2012)”. Recebeu o Prémio Megafone/Sociedade Portuguesa de Autores (2014).
O Ciclo "Conversas ao Correr das Músicas" originará uma coleção de vídeos documentais realizados pela Associação Mural Sonoro.
Veja aqui a primeira sessão com Ivan Lins, em 2014.
POESIA NO MUSEU
Às Quartas, pelas 19h | ENTRADA LIVRE
Organização: Museu da Música
Comissários: Helena Miranda/ Sebastião Belfort Cerqueira
O ciclo Poesia no Museu vai já no seu terceiro ano e consiste em conferências várias, ilustradas com leitura de poemas, sobre assuntos relacionados com poesia. Este ano contaremos com sete conferencistas, entre os quais Miguel Tamen, Pedro Mexia e António Feijó. As sessões, apresentadas por Sebastião Belfort Cerqueira, duram aproximadamente 60 minutos, são sempre às Quartas e sempre de entrada livre.
Segue o calendário:
28 de janeiro – Miguel Tamen – Poemas de Cór
25 de fevereiro – Joana Meirim – Jorge de Sena
11 de março – João Figueiredo – Francis Ponge
25 de março – Pedro Mexia – Baixa Fidelidade: vozes americanas em Bill Callahan, David Berman, John Darnielle, Will Oldham, Damien Jurado e Jason Molina.
22 de abril – António Feijó – Ruy Belo
20 de maio – Carla Quevedo – Stephen Sondheim
17 de junho – Miguel Manso – Tarô
No dia 28 de janeiro, pelas 19h, com entrada livre, Miguel Tamen irá abrir o ciclo de poesia deste ano e falará sobre poemas que sabemos de cór.
Sinopse da primeira sessão:
A relação mais antiga com a poesia consiste em aprender poemas de cór e repeti-los. Às vezes queixamo-nos de que esta capacidade está em vias de se perder. Independentemente disso, no entanto, há várias perguntas interessantes que podem ser feitas: quem sabe um poema de cór percebe esse poema? Quem recita um poema está a ler esse poema? Que posso eu fazer com poemas que sei de cór? Quando se deixa de saber poesia de cór o que é que se perde? O conferencista falará de poemas de que se lembra, e tentará lembrar-se deles. Nenhum papel será usado.
MIGUEL TAMEN é Diretor do Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É, desde 2000, professor visitante na University of Chicago. Foi senior fellow no Stanford Humanities Center e no National Humanities Center. Os seus interesses incluem filosofia e literatura. Escreveu seis livros, entre os quais Friends of Interpretable Objects (2001) e, recentemente, What Art Is Like, In Constant Reference to the Alice Books (2012). É colunista regular na revista Common Knowledge e no jornal Observador.
À TARDE NO MUSEU
Mensal | Última Quinta-feira de cada mês, pelas 18h30
Organização: Associação dos Amigos do Museu da Música | €5
Comissária: Ana Paula Russo
Há um novo ciclo no Museu da Música! Chama-se À Tarde no Museu e é comissariado pela cantora lírica Ana Paula Russo em parceria com a Associação de Amigos do Museu da Música. Na última Quinta de cada mês, pelas 18h30, haverá sempre um recital que não deve perder! O ciclo decorrerá até julho. Consulte todo o programa aqui!
O primeiro recital é já a 29 de janeiro! Segue também o restante calendário.
29 de janeiro – “Do Amor e da Cozinha”
Recital de canto e piano com Ariana Moutinho Russo (soprano) e Tiago oliveira (Piano)
26 de fevereiro – Filipe Bertol e Daniel Vieira
Recital de canto e piano (música sul americana)
26 de março – “ José Bom de Sousa apresenta…”
Recital de piano com José Bom de Sousa
30 de abril – "O corpo é como um rio"
(As Mãos e os Frutos de Lopes-Graça e Eugénio de Andrade e outras canções marinhas)
Recital de canto e piano com Pedro Cachado (tenor) e José Brandão (piano)
28 de maio – “ A voz envolta em guitarra”
Recital de canto e guitarra com Ana Paula Russo (soprano) e Carlos Gutkin (Guitarra)
25 de junho - “O Amor antigo e moderno”
Recital de canto e cravo com Paula Pires de Matos e Flávia Castro
16 de julho – “Anima Ibérica”
Recital de canto, piano e violoncelo com, Christina Margotto, Jed Barahal e amigos
MUSEU DA MÚSICA
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Rua João de Freitas Branco
1500-359 LISBOA
T. (351) 21 771 09 90 / F. (351) 21 771 09 99
E. geral@mmusica.dgpc.pt / S: www.museudamusica.pt