Notícias
"MIL VEZES BOA NOITE" COM JULIETTE BINOCHE, ESTREIA EM FEVEREIRO
Rebecca (Juliette Binoche) é uma das melhores repórteres de guerra do mundo. Numa missão, enquanto fotografava uma mulher-bomba em Kabul, fica gravemente ferida numa explosão. Em casa, mais uma bomba rebenta. O marido e as filhas dão-lhe um ultimato: o trabalho ou a família.
“O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos”.
Ponto 3 do Código Deontológico do Jornalista
Rebecca (Juliette Binoche) é uma das melhores repórteres de guerra do mundo. Numa missão, enquanto fotografava uma mulher-bomba em Kabul, fica gravemente ferida numa explosão. Em casa, mais uma bomba rebenta. O marido e as filhas dão-lhe um ultimato: o trabalho ou a família.
A atmosfera silenciosa. O ritual do banho. O cauteloso apertar do cinto e do colete ao corpo da mulher… Uma cerimónia religiosa? Apenas se o cinto e o colete não estivessem carregados de explosivos. Estamos em Kabul, a acompanhar os passos de uma mulher que se prepara para desencadear morte e destruição. Toda a operação está a ser capturada por uma repórter infiltrada – Rebecca – uma das melhores fotógrafas de guerra do mundo. Mas desta vez, Rebecca quase perde a sua vida…
De volta a casa, o seu marido Marcus assegura que continua a amá-la, mas que não está disposto a suportar uma vida de medo e incertezas. Ainda porque eles têm duas filhas, Lisa (7) e Steph (13), que precisam de uma mãe.
Rebecca jura a Marcus que não voltará a uma zona de guerra. No entanto, a convicção que as suas fotos podem fazer a diferença deixam-na inquieta com a sua resolução, tornando difícil o seu dia a dia como mulher e mãe. Depois, chega uma oferta para fotografar um campo de refugiados no Quénia, um lugar alegadamente tão seguro, que lhe é permitido levar a filha Steph…
O realizador Erik Poppe foi, durante vários anos, repórter de guerra para a agência Reuters.
Com a sua atmosfera de tensão e cativante genuinidade, o filme “MIL VEZES BOA NOITE” (aka A Thousand Times Goodnight) reflete de forma genuína a experiência do realizador neste campo perigoso.
Com Nikolaj Coster-Waldau (“A Guerra dos Tronos”; “Mamã”) no papel de Marcus, a talentosa Lauryn Canny (“Amber”) como Steph e a vencedora de um Oscar© da Academia Juliette Binoche (“Chocolate”; “O Paciente Inglês”) que abarca o papel principal com a sua ambivalência emocional, dúvidas pessoais, conflitos internos e um sentimento avassalador de impotência face à obsessão da sua personagem pelo perigo e paixão por ajudar e fazer a diferença…
INFORMAÇÃO TÉCNICA
Título original: Tusen ganger god natt
Título local: Mil Vezes Boa Noite
Ano de produção: 2013
Duração: 117’
Distribuição nacional: Lanterna de Pedra Filmes
ELENCO
Juliette Binoche (Rebecca)
Nikolaj Coster-Waldau (Marcus)
Lauryn Canny (Steph)
Larry Mullen Jr.
EQUIPA TÉCNICA
Realizador: Eric Poppe
Produtores: Finn Gjerdrum; Stein B. Kvae
Argumento: Harald Rosenløw-Eeg
Fotografia: John Christian Rosenlund
Música: Armand Amar
Edição: Sofia Lindgren