"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MIGUEL ARAÚJO ESTREIA-SE EM JANEIRO NA CASA DAS ARTES DE FAMALICÃO

Pede o ditado que em janeiro se acenda a fogueira e se sente à lareira, mas em Vila Nova de Famalicão o convite para o primeiro mês de 2015 é outro: que neste novo ano desfrute das melhores propostas culturais, na companhia, claro, da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.


Conheça as propostas do principal espaço cultural famalicense
para o primeiro mês do ano

Pede o ditado que em janeiro se acenda a fogueira e se sente à lareira, mas em Vila Nova de Famalicão o convite para o primeiro mês de 2015 é outro: que neste novo ano desfrute das melhores propostas culturais, na companhia, claro, da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

O concerto de Miguel Araújo é o grande destaque da programação de janeiro do principal espaço cultural famalicense, que no próximo mês terá ainda patente a exposição “Awá Guajá”, que o fotógrafo famalicense Daniel Rodrigues, vencedor do prémio World Press Photo em 2013, inaugurou no início de dezembro. 

Comecemos então pela música. Considerado um dos artistas mais completos da nova geração, Miguel Araújo tem a sua estreia marcada na Casa das Artes para o último dia do mês, a 31 de janeiro, num concerto que promete encher o Grande Auditório e que vai pôr a Casa das Artes a cantar temas tão conhecidos, como “Os Maridos das Outras”, “Dona Laura” ou “Balada Astral”.

Para além das canções do seu primeiro álbum, "Cinco Dias e Meio", o compositor, letrista, cantor e músico traz ainda na bagagem o seu mais recente trabalho, o álbum "Crónicas da Cidade Grande", lançado em maio deste ano. A entrada tem o custo de 15 euros, reduzindo para metade para portadores do Cartão Quadrilátero Cultural.

Ainda na música, a Casa das Artes recebe no dia 16 de janeiro, um solo de piano de Nuno Marques, antigo aluno do CCM/ARTAVE e que atualmente reside em Nova Iorque, onde efetua os seus estudos de doutoramento na Rutgers University – Mason Gross School of the Arts e onde leciona no departamento de piano da New York University – Steinhardt School.

A exposição de fotografia “Awá Guajá – A luta pelas origens”, da autoria de Daniel Rodrigues, continuará patente no Foyer da Casa das Artes até 31 de janeiro. Nesta sua primeira grande exposição o fotógrafo famalicense retrata o dia a dia de sobrevivência dos Awá, a tribo mais ameaçada do mundo.

Trata-se de um trabalho que mereceu já a distinção da crítica internacional, tendo recebido duas menções honrosas. A primeira, no “Moscow International Photo Awards”, na categoria de "Photo Essay", e a segunda, no “Photo Contest NDAwards”, na categoria de "Photojournalism/Story”.

O Teatro está também em destaque neste mês de janeiro. “Red Cedar”, assim se chama a peça que a companhia Baú dos Segredos irá apresentar no Grande Auditório, nos dias 21 e 22 de janeiro, pelas 21h30. A entrada tem o custo de 3 euros, reduzindo para metade para estudantes e portadores do Cartão Quadrilátero Cultural.

Destaque ainda para a peça “Um Fio de Jogo”, em cena no Grande Auditório no dia 24 de janeiro. Uma peça sobre o fenómeno do futebol, os seus clichés e os pequenos mitos que o levaram a tornar-se num desporto de massas. A peça começa às 21h30, a entrada tem o custo de 8 euros, reduzindo para metade para portadores do Cartão Quadrilátero Cultural. O texto e a direção musical são da responsabilidade de Carlos Tê, a encenação de Luísa Pinto e a interpretação de Pedro Almendra.

Ainda no Teatro, de referir “Os Músicos de Bremen”, uma adaptação do conto com o mesmo nome da autoria dos irmãos Grimm, que estará em cena na Casa das Artes nos dias 28 e 29 de janeiro. Uma peça que propõe ao público uma reflexão sobre a velhice e a sua marginalidade numa sociedade de produção e consumismo. As sessões estão marcadas para as 10h30 e para as 14h30, a entrada tem o custo de 4 euros, reduzindo para metade para estudantes e portadores do Cartão Quadrilátero Cultural.

Por fim, destaque para o Cinema, com a habitual programação do Cineclube de Joane no Pequeno e Grande Auditório da Casa das Artes. Mais informações no site oficial da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, em www.casadasartes.org.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,231,674