"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ESTRATÉGIA MUSEOGRÁFICA DO CENTRO DE MEMÓRIA JUDAICA DE VILA COVA À COELHEIRA

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Nova de Paiva acolheu, no dia 18 de dezembro, a apresentação da “Estratégia Museográfica do Centro de Memória Judaica de Vila Cova à Coelheira”.


 

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Nova de Paiva acolheu, no dia 18 de dezembro, a apresentação da “Estratégia Museográfica do Centro de Memória Judaica de Vila Cova à Coelheira”.

Resultante do protocolo entre o Município de Vila Nova de Paiva e a Rede de Judiarias de Portugal, o Centro de Memória Judaica de Vila Cova à Coelheira integra o projeto “Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Inter-Culturas” que contempla um programa de intervenções de reabilitação e adaptação museológica do património sefardita português, no âmbito do Programa de Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural.

Este projeto, que tem como base o percurso geográfico e cultural dos vestígios sefarditas no território português, será monitorizado pela Direção Regional de Cultura do Centro e financiado em 85% pelo European Economic Area Grants (EEA Grants), através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega financiam, na qualidade de países doadores, diversas áreas prioritárias de ação junto dos Estados beneficiários do Fundo de Coesão da União Europeia, entre os quais se encontra Portugal.

Na sessão de apresentação deste projeto, estiveram o Presidente do Município, José Morgado; o 1º Secretário da Embaixada do Reino da Noruega em Portugal, Bent Bakken; o Secretário Geral da Rede de Judiarias de Portugal, Jorge Patrão e o investigador e autor da obra "Vila Cova à Coelheira - um encontro com a história", Jorge Oliveira Pinto.

Na apresentação da “Estratégia Museográfica do Centro de Memória Judaica de Vila Cova à Coelheira”, Paulo Monteiro, um dos responsáveis,  revelou que este será um projeto inovador, em termos museográficos, baseado na preservação da memória e dos saberes que fazem parte da nossa herança ancestral e cultural de base judaico-cristã.

Representantes da Direção Regional de Cultura do Centro e do Turismo do Centro, bem como outras entidades ligadas direta e indiretamente ao projeto, fizeram questão de estar presentes na apresentação.

Segundo o autarca paivense, o projeto deverá ficar concluído em 2016, pelo que o Município envidará todos os esforços para cumprir este prazo estabelecido.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,309,209