Notícias
MOSTRA NACIONAL DE JOVENS CRIADORES
Eventos decorrem nos dias 12 e 13 de dezembro. Vila Nova de Famalicão é o palco escolhido para a Mostra Nacional de Jovens Criadores
Eventos decorrem nos dias 12 e 13 de dezembro.
Vila Nova de Famalicão é o palco escolhido para a Mostra Nacional de Jovens Criadores
Realiza-se desde 1996, já passou por cidades como Lisboa, Porto e Coimbra e funciona como uma rampa de lançamento para jovens artistas. Trata-se da 17.ª edição da Mostra Nacional de Jovens Criadores, que, este ano, decorre nos dias 12 e 13 de Dezembro e terá como palco Vila Nova de Famalicão. O evento que trará até à cidade famalicense cerca de 65 jovens criadores, promete revelar ao país os mais emergentes talentos artísticos.
A Mostra Nacional de Jovens Criadores é uma iniciativa promovida em conjunto pela secretaria de estado do Desporto e Juventude, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Clube Português de Artes e Ideias, contando com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
No total, em Famalicão serão apresentados 55 projetos de entre 14 áreas artísticas. Exposições de artes plásticas, banda desenhada, design, fotografia e joalharia, espetáculos de dança, música e teatro, um café literário, um desfile de moda e o lançamento de catálogo de Jovens Criadores e de Catálogo de Jovens Escritores, são alguns dos momentos mais marcantes da mostra que vai percorrer vários espaços famalicenses.
De acordo com o programa, o evento arranca no dia 12, pelas 19h00 com a inauguração da exposição da Mostra Nacional de Jovens Criadores na Casa do Território, seguindo-se pelas 22h00, espetáculos de música no Café-Concerto da Casa das Artes.
No dia 13, referência para o café literário, pelas 17h00, e para um desfile de moda no Museu Bernardino Machado a partir das 22h30. Os eventos são de entrada livre.
Refira-se que nesta edição foram selecionados mais de meia centena de trabalhos entre as mais de 400 candidaturas apresentadas. Esta é uma oportunidade única para os jovens criadores, sendo que daqui sairão representantes para eventos internacionais, com por exemplo a sétima bienal dos jovens criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que se realiza em Maputo, em Julho do próximo ano.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “a realização desta Mostra Nacional de Jovens Criadores na nossa cidade espelha bem a nossa aposta na juventude e nas ideias inovadoras”. E acrescenta: “Vila Nova de Famalicão é o melhor enquadramento que este evento nacional poderia ter neste momento.”
Trabalho artístico intitulado Paisagem de Referências