"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"NO TRUE MAGIC" - O NOVO DISCO A JIGSAW

As raízes continuam a ser o Folk, o Blues, a literatura e um conceito: “a imortalidade”. E há também um lado feminino neste álbum: a Norte Americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) que entrega a sua voz no dueto Black Jewelled Moon.


No True Magic aborda a questão da suspensão da mortalidade. Talvez porque até ao fim acreditaremos na promessa dos milagres – ou no milagre maior da imortalidade. Na magia, quando é por fim revelado o processo do truque, este deixa de ser magia para se tornar ilusionismo. Em 1817, o poeta e filósofo Samuel Taylor Coleridge cunhou o termo “willing suspension of disbelief” que na abordagem da literatura permitiria ao leitor a suspensão do julgamento da implausibilidade de uma determinada narrativa. Neste álbum, é assim que se encara a mortalidade. É esta a premissa que justifica a manutenção das nossas crenças aliviadas do peso dessa inevitabilidade. No True Magic revela-nos a aceitação dos termos da nossa mortalidade.

As raízes continuam a ser o Folk, o Blues, a literatura e um conceito: “a imortalidade”.
E há também um lado feminino neste álbum: a Norte Americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) que entrega a sua voz no dueto Black Jewelled Moon.

A revista francesa Les Inrockuptibles afirmava em 2012 que os a Jigsaw eram uma banda a seguir. Em 2014, a especializada revista que os coloca junto de nomes como Tom Waits e Leonard Cohen, volta a avisar para que não se perca de vista este duo conimbricense. E o caso não é para menos: volvidos três anos da edição do seu último trabalho de estúdio, os multi-instrumentistas Jorri e João Rui revelam finalmente neste Outono o seu novo álbum “NO TRUE MAGIC”. As raízes continuam a ser o Folk, o Blues, a literatura e um conceito: “a imortalidade”. Depois da “perda da inocência” e da “construção da identidade”, os a Jigsaw falam-nos agora da aceitação dos termos da nossa mortalidade. E há também um lado feminino neste álbum: a Norte Americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) que entrega a sua voz no dueto “Black Jewelled Moon”.

No TRUE MAGIC foi gravado em Coimbra no Blue House Studio por a Jigsaw e João P. Miranda e foi misturado e masterizado por João P. Miranda no Attack-Release Studio em Portalegre. Para além da execução dos cerca de 20 instrumentos que povoam este álbum, Jorri e João Rui assumiram também a sua produção. Além da Carla Torgeson na voz, os a Jigsaw tiveram ainda a preciosa ajuda de Guilherme Pimenta na bateria e percussões, Miguel Gelpi, Pedro Serra e Gito Lima no contrabaixo, Susana Ribeiro no violino e glockenspiel, Maria Côrte na harpa, violino e viola de arco, Lauren Rossi na trompa e Hugo Fernandes no violoncelo.

O design de NO TRUE MAGIC esteve a cargo de Gito Lima e o trabalho de fotografia foi realizado por Miguel Duarte, Paula Lourenço e Sofia Silva.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,309,638