"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ARTE SURREALISTA PORTUGUESA EM PARIS E LOS ANGELES

Artistas portugueses estarão presentes com os seus trabalhos em exposições que estão a decorrer em Paris (França) e Los Angeles (Califórnia, EUA).


Artistas portugueses estarão presentes com os seus trabalhos em exposições que estão a decorrer em Paris (França) e Los Angeles (Califórnia, EUA). 

Em Paris a exposição terá lugar no Consulado Geral de Portugal e os artistas protagonistas são a escultora Isabel Meyrelles e o pintor Santiago Ribeiro.

Citada pelo Prof. Aníbal Pinto de Castro (Fundação Cupertino de Miranda) Isabel Meyrelles é, sem dúvida, um excelente exemplo de vitalidade estética. Dotada de uma alta habilidade criativa, notavelmente independente de critérios e opções, de acordo com as diretrizes e estética surrealista de Breton e Cruzeiro Seixas, ela conseguiu expressar o seu mundo interior por meio de um único domínio de palavras e pelo sentido de formas das artes plásticas. Isabel Meyrelles reside desde 1950 em Paris, onde tem executado a maior parte de sua obra artística. Desloca-se com alguma regularidade a Portugal onde expõe nomeadamente na cidade de Lisboa e na Fundação Cupertino Miranda em V. N. de Famalicão.

Santiago Ribeiro é um dos pintores surrealistas mais ativos de Portugal, atualizando o género para o século XXI. Segundo António Arnaut (poeta e escritor), “A pintura de Santiago Ribeiro dá-nos o real e o fictício, o irreal e a sua penumbra, o movimento e a sua hipérbole, como o gosto do semeador que acaricia a seara. Se o traço é surrealista o que os seus quadros nos mostram, num justo equilíbrio de cores, é uma realidade outra, como se as figuras que nos interpelam fossem as nossas próprias sombras levantadas do fundo da memória”.

Santiago Ribeiro é o mentor e impulsionador da Internacional Surrealismo Now, projeto que teve início em Coimbra, apoiado e organizado pela Fundação Bissaya Barreto no ano de 2010, o mais recente capítulo de uma série de exposições surrealistas em todo o mundo e na sua Coimbra natal.

A exposição em Paris intitula-se “L'envers de la Réalité”. Uma expressão surrealista, para explicar que o Surrealismo é como um reposteiro que se rasga e nos deixa ver o que se passa do outro lado da realidade.

A mostra que será inaugurada no dia 4 de Dezembro de 2014 às 18h30, estará patente até 8 de Janeiro de 2015 e é organizada conjuntamente pelo Consulado Geral de Portugal em Paris, espaço cultural aberto aos utentes e amadores de Artes Plásticas e a GAPP (Galeria de Arte Portugal Presente ).

Nos Estados Unidos a exposição será no Latino Arte Museu em Los Angeles, Califórnia, e intitula-se “Luso-americano Surrealismo do Século XXI”. Esta exposição surgiu a convite da artista surrealista norte-americana Shahla Rosa e reúne trabalhos dos artistas plásticos:

Portugal – Francisco Urbano, Santiago Ribeiro, Victor Lages;

EUA – France Garrido, KD Matheson, Olga Spiegle, Shahla Rosa.

Os artistas participantes nestas duas exposições (Paris e Los Angeles), integram o projeto da Internatioanl Surrealism Now.

Os portugueses Victor Lages e Francisco Urbano têm, contudo, sem qualquer dúvida acompanhado com grande dinamismo todo este percurso internacional apresentando eles mesmos os seus projetos culturais de grande projeção.

A exposição é organizada pelo Latino Art Museum e a artista Shahla Rosa e estará patente ao público de 4 a 27 de Dezembro de 2014.


Locais:

Paris
Consulado Geral de Portugal em Paris
N.° 6, rue Georges Berger, 75017, Paris
Telefone - (00 .331) 563.381.00
Email: mail@paris.dgaccp.pt
Horário: de Segunda a Sexta-Feira das 8h00 às 18h00.

Los Angeles
Latino Arte Museu

281 S. Thomas St. Suite: # 105
Pomona Art Colony
Pomona, LOS ANGELES, CALIFÓRNIA, 91766, USA
Phone: (909) 620-6009
Toll Free: (909) 484-2618
Email: latinoartmuseum0@gmail.com

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,309,331