Notícias
ELEMENTOS DO GRUPO DANÇANDO COM DIFERENÇA NO PROJETO DE HENRIQUE AMOEDO EM VISEU
Elementos do elenco do Grupo Dançando com a Diferença, companhia de dança da Madeira, irão integrar o projeto Road que Henrique Amoedo, diretor desta mesma companhia, está a desenvolver em Viseu com pessoas com deficiência de 11 associações da região e pessoas sem deficiência da comunidade em geral.
Elementos do elenco do Grupo Dançando com a Diferença, companhia de dança da Madeira, irão integrar o projeto Road que Henrique Amoedo, diretor desta mesma companhia, está a desenvolver em Viseu com pessoas com deficiência de 11 associações da região e pessoas sem deficiência da comunidade em geral. O objetivo é, durante uma semana (24 a 28 de novembro), proporcionar aos participantes do projeto Road, que experienciam pela primeira vez a dança, um contacto com alguns dos intérpretes da companhia da madeira, uma vez que possuem uma vasta experiência e diferentes conhecimentos nesta disciplina artística.
O projeto Dançando com a Diferença – Road teve início no mês de outubro e partiu de um convite do Teatro Viriato ao diretor artístico do Grupo Dançando com a Diferença para desenvolver um trabalho de sensibilização para a inclusão através da dança com algumas instituições de apoio a pessoas com deficiência da região de Viseu. Desenvolvendo contactos com os profissionais destas instituições, Henrique Amoedo propôs a troca de experiências para o enriquecimento das estratégias educativas. Na prática, o projeto inclui a concretização de atividades de natureza distinta: visitas/reuniões preparatórias, aulas experimentais nas instituições parceiras, encontros em formato de palestra, workshops dirigido à comunidade em geral e aos profissionais que desenvolvem um trabalho regular com pessoas com deficiência e aulas no Teatro Viriato.
Dada a dimensão que o projeto alcançou (11 instituições, 124 participantes), pode-se afirmar que o Dançando com a Diferença – Road é um trabalho pioneiro em Portugal continental, só comparável ao projeto desenvolvido na Madeira, também por Henrique Amoedo.