"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

JOVENS DA CASA PIA DE ÉVORA VISITAM FÁBRICA E MUSEU DOS MÓVEIS SÃO FRANCISCO

As Galerias de Móveis São Francisco promovem na tarde da próxima quarta-feira, dia 19 de novembro, data em que comemoram o terceiro aniversário do MUSEU DO MARCENEIRO, mais uma visita guiada à sua Fábrica e Museu, desta vez envolvendo os jovens da Casa Pia de Évora.


As Galerias de Móveis São Francisco promovem na tarde da próxima quarta-feira, dia 19 de novembro, data em que comemoram o terceiro aniversário do MUSEU DO MARCENEIRO, mais uma visita guiada à sua Fábrica e Museu, desta vez envolvendo os jovens da Casa Pia de Évora.

A iniciativa escolhida para assinalar o aniversário do MUSEU DO MARCENEIRO tem, para Luis Silva, um caráter simbólico. “Acreditamos que este seria o desejo do meu pai, Manuel Sebastião Silva, o fundador da empresa, que durante 25 anos foi mestre na área da marcenaria e carpintaria na Casa Pia de Évora que tinha uma relação muito especial com os jovens”, afirma o responsável da empresa.

Sónia Ramos, Diretora do Centro Distrital de Évora do Instituto Segurança Social, I.P., que rapidamente acedeu ao convite da empresa, irá, conjuntamente com a sua equipa, acompanhar os jovens institucionalizados na Casa Pia de Évora, estabelecimento integrado e de gestão direta deste Centro Distrital.

O evento de aniversário do MUSEU DO MARCENEIRO tem início com uma visita à fábrica das Galerias de Móveis São Francisco (na Estrada da Chainha - Canaviais), marcada para as 15 horas, seguida de uma visita ao MUSEU DO MARCENEIRO, localizado na Rua da República, por volta das 17 horas.

Joaquim Peixe, presidente da Direção da Associação de Antigos Alunos da Casa Pia de Évora, junta-se à iniciativa a convite das Galerias de Móveis São Francisco e do Centro Distrital de Évora do Instituto Segurança Social, esperando-se nessa tarde ter o seu testemunho enquanto aluno do Mestre Silva, como assim era conhecido, na Casa Pia de Évora.

Recorde-se que no espaço do MUSEU DO MARCENEIRO, as Galerias de Móveis São Francisco pretendem difundir o espírito empreendedor, característico do seu fundador. A par da sua atividade comercial e industrial, as Galerias de Móveis São Francisco têm desenvolvido, desde janeiro de 2012, um conjunto de atividades lúdico didáticas junto da comunidade local, nomeadamente, crianças e jovens.

O MUSEU DO MARCENEIRO, localizado na Rua da República, n.º 99 em Évora, nasceu da vontade de criar e manter um cenário de trabalho ligado à arte de trabalhar a madeira, a partir de uma coleção de antigas ferramentas, mais ou menos gastas pelo uso, ou substituídas por equipamento elétrico na execução dos mais variados trabalhos.

Localizado em pleno centro histórico da Cidade Património da Humanidade, o MUSEU DO MARCENEIRO é um espaço de exposição para preservar e partilhar a história de uma empresa familiar.

A partir do MUSEU DO MARCENEIRO, as Galerias de Móveis São Francisco pretendem alcançar dois grandes objetivos: primeiro, colecionar e preservar ferramentas utilizadas no passado e, em segundo lugar, pesquisar e expôr essas ferramentas para transmitir às gerações futuras o espírito e as atitudes dos tradicionais marceneiros e carpinteiros, em particular, no Alentejo.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,312,650