Notícias
TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO LANÇA "COLEÇÃO LEITURAS NO MOSTEIRO"
O Teatro Nacional São João (TNSJ) apresenta, o novo projeto editorial, apelidado de “Coleção Leituras no Mosteiro”. Na próxima sessão das leituras informais – que decorrem à terceira terça-feira de cada mês – o TNSJ conclui o ciclo dedicado a Heiner Müller, com o lançamento da obra Margem ao Abandono Medeia-Material Paisagem com Argonautas, da autoria do escritor alemão.
18 de novembro, no Mosteiro de São Bento da Vitória
Margem ao Abandono Medeia-Material Paisagem com Argonautas,
é uma tradução da escritora Regina Guimarães, que estará presente na iniciativa
O Teatro Nacional São João (TNSJ) apresenta, a 18 de novembro, o novo projeto editorial, apelidado de “Coleção Leituras no Mosteiro”. Na próxima sessão das leituras informais – que decorrem à terceira terça-feira de cada mês – o TNSJ conclui o ciclo dedicado a Heiner Müller, com o lançamento da obra Margem ao Abandono Medeia-Material Paisagem com Argonautas, da autoria do escritor alemão. A sessão – que decorre no Centro de Documentação do TNSJ, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto – inclui também a leitura das obras O Horácio e Anúncio de Morte, do mesmo autor.
A tradução agora publicada pelo TNSJ, com a assinatura de Regina Guimarães, foi, originalmente, realizada para Material Müller, um espetáculo do Teatro Só – companhia portuguesa de teatro sediada em Berlim –, encenado por António Lago, em 1999. Sobre esta peça, a tradutora recorda que, “em vez de estrear no Museu Militar como previsto”, a encenação “escorraçada pelo elevado sentido ético das fardas, foi parar a um armazém na ribeira de Gaia, ainda não requalificada e não integrada na movida”. Para Regina Guimarães, “o texto de Heiner Müller nunca deixa de intimidar todos os que se tornam elos da cadeia que o faz viver: tradutor, encenador, cenógrafo, ator, espectador…”. A autora e António Lago marcam presença na sessão das Leituras no Mosteiro da próxima terça-feira.
A “Coleção Leituras no Mosteiro” conta com direção de Nuno M Cardoso e Paula Braga, e edição de João Luís Pereira e Pedro Sobrado. A última sessão das Leituras no Mosteiro de 2014 decorre a 16 de dezembro, e é dedicada a peças curtas de Cláudia Lucas Chéu, Jacinto Lucas Pires, Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, Marta Freitas, Mickaël de Oliveira e Tiago Rodrigues. A entrada na iniciativa é livre, e a obra Margem ao Abandono Medeia-Material Paisagem com Argonautas poderá ser adquirida por dois euros.