"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

BIENAL DE DESIGN DE ISTAMBUL DESTACA CORTIÇA NACIONAL

A cortiça é, mais uma vez, o elemento central de um grande evento internacional de design e de arquitetura, sendo desta vez apresentada no âmbito da Bienal de Design de Istambul.


Iniciativa viabilizada pela parceria com a Corticeira Amorim, com projeto do conceituado estúdio de arquitetura internacional Superpool

A cortiça é, mais uma vez, o elemento central de um grande evento internacional de design e de arquitetura, sendo desta vez apresentada no âmbito da Bienal de Design de Istambul. Organizada pela Fundação para a Arte e Cultura de Istambul (iKSV), a segunda edição da Bienal abriu as portas ao público no dia 1 de Novembro e, durante seis semanas, assume-se como uma plataforma privilegiada para repensar o papel do design na sociedade atual e o seu potencial enquanto agente ativo de mudança.

“The Future is not what it used to be” é o mote da Bienal de Design que, sob a curadoria da britânica Zöe Ryan, tem patentes no espaço principal do evento - a Greek Primary School - 53 trabalhos de criativos de mais de 20 países, de todos os continentes, dispostos nos cinco andares do edifício, uma área de aproximadamente 2.300 m2.

Em comum, os projetos têm uma perspetiva muito pragmática da realidade contemporânea, dos desafios que se colocam e uma área de exposição que é amplamente dinamizada pela presença de cortiça, um material que se desdobra nos diferentes espaços em inúmeros objetos, assumindo particular destaque nos candeeiros e no mobiliário da Bienal.

Deniz Ova, Diretora da Bienal, destaca a relevância da seleção do material: “Esta é a primeira vez que a cortiça é apresentada na Turquia como material de design e estamos muito satisfeitos com os resultados. A parceria com a portuguesa Corticeira Amorim possibilitou a criação de uma exposição única em torno de uma inovadora solução de design. A atmosfera quente e acolhedora criada pela cortiça é vivenciada por todos os visitantes, transmitindo-lhes imediatamente uma sensação de conforto.”

Um testemunho corroborado por Gregers Tang Thomsen, responsável do estúdio de arquitetura Superpool, que enaltece as propriedades sensoriais do material: “Como material que imediatamente transmite a sensação de calor e de personalidade e, em simultâneo, tecnologicamente avançado, a cortiça enquadra-se perfeitamente no tema da Bienal – The future is not what it used to be”, acrescentando que “A parceria com a Corticeira Amorim deu-nos a oportunidade de criar um conjunto de soluções de design com cortiça, que de outra forma não seriam exequíveis.”

Aquando do convite para apoiar a Bienal de Design de Istambul, a Corticeira Amorim acedeu imediatamente, tornando-se o patrocinador exclusivo de cortiça para o evento, que se materializou na cedência de diversos tipos de material, com destaque para o aglomerado de cortiça expandida, tipicamente associado aos Pavilhões de Portugal, e para os aglomerados de cortiça semelhantes aos utilizados, com enorme sucesso, no Serpentine Gallery Pavilion, em Londres.

Segundo Carlos de Jesus, Diretor de Comunicação e Marketing da Corticeira Amorim, “A Bienal de Design de Istambul, organizada pela Fundação para a Arte e Cultura de Istambul (iKSV), é a mais importante iniciativa de design e arquitetura a decorrer na Turquia, como comprova o co-patrocínio de conceituadas entidades como a Vitra e a Vestel. É um privilégio ter a presença da cortiça num evento que não só gera grande visibilidade internacional, como também é apoiado por grandes nomes da economia turca, um mercado emergente e relevante para as exportações nacionais.”


Mais sobre a Bienal de Design de Istambul:

A segunda edição da Bienal de Design de Istambul desenvolve-se em torno da temática “The future is not what it used to be”. Está sediada na escola primária grega Galata, com 2300 m2, e estende-se à cidade com a apresentação dos 53 projetos de designers oriundos de várias partes do mundo, nomeadamente Austrália, China, França, Japão, México e Nova Zelândia.

Dispostos pela curadora Zöe Ryan em cinco departamentos – Pessoal, Normas e padrões, Recursos, Relações civis e Broadcast/emissão televisiva – os projetos em exibição questionam “O que é o futuro agora?”, o manifesto entendido como uma plataforma para imaginar novas possibilidades de transformar o presente, projetar a reflexão sobre o papel do design, a sua relação com a sociedade e a capacidade de ser um agente de mudança, lançando ideias e sugestões de novos caminhos para o futuro.  

O projeto adicional “a Exibição enquanto/como Manifesto” é uma análise da história da exposição de design na retrospetiva de 13 exposições históricas. Agrupadas pela curadora Zöe Ryan em colaboração com a investigadora Maggie Taft, as exibições temáticas de 1956 até 2007 foram selecionadas pela contínua relevância e repercussão na área do design.

Adicionalmente à exposição, a escola primária grega Galata será ainda, até 14 de Dezembro, palco de diferentes eventos para os amantes de design, incluindo painéis, debates/palestras, workshops, projeção de cinema e vários outros eventos. Assim, ao longo de seis semanas será apresentado o Kontraakt team’s broadcast programming, que inclui uma emissão de rádio semanal, que será realizada às terças-feiras, Q&A e painéis às quartas-feiras, exibições de filmes às quintas-feiras, programas para crianças e jovens todos os dias.


Mais sobre a Superpool:

Estúdio internacional de arquitetura, sediado em Istambul, na Turquia. Fundado em 2006 por dois sócios, Selva Gürdogan e Gregers Tang Thomsen, que se conheceram no estúdio do conceituado Rem Koolhaas, onde trabalharam para um projecto da OMA e onde permaneceram até à criação da Superpool.

O trabalho da Superpool já foi exibido no Guggenheim Museum, em Nova Iorque, no Danish Architecture Center, em Copenhaga, no Museum for Angewandte Kunst Köln (MAKK) e Deutsches Architekturmuseum (DAM), em Frankfurt, assim como em várias bienais, de que são exemplo a Bienal de Arquitectura de Roterdão em 2012 e a Trienal de Arquitectura em Lisboa. Os seus projectos têm sido destacados em revistas diversas, como a Domus, a A+U, a Mark Magazine, a A10, a Wallpaper e a Wired.

Em 2012, a Superpool foi convidada a participar no Audi Urban Future Award, com o desafio de antever a mobilidade em Istambul em 2030. Mais recentemente, o estúdio foi convidado por Pedro Gadanho a contribuir para a exposição do MoMA - “Uneven Growth, Tactical Urbanisms for Expanding Megacities”, que abrirá ao público a 22 de Novembro.

A Superpool terminou recentemente o TailorCrete, um projeto de investigação da União Europeia para a incorporação de robótica em sistemas construtivos e desde Novembro de 2013 é responsável por um dos seis laboratórios da Universidade de Arquitectura, Planeamento e Preservação da Colômbia.

De cariz marcadamente internacional, o percurso da Superpool contempla também a realização de inúmeras conferências em conceituadas universidades, na Alemanha, Itália, EUA e na Colômbia.


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,234,961