Notícias
FRANCISCO CAMACHO LEVA DANÇA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA À CHINA
O coreógrafo e bailarino português Francisco Camacho vai estar pela primeira vez na China para apresentar um dos seus trabalhos mais emblemáticos: “Danças Privadas” e dirigir, paralelamente, várias atividades de formação artística.
“DANÇAS PRIVADAS” de FRANCISCO CAMACHO
em Macau, Guangdong e Hong Kong
O coreógrafo e bailarino português Francisco Camacho vai estar pela primeira vez na China para apresentar um dos seus trabalhos mais emblemáticos: “Danças Privadas” e dirigir, paralelamente, várias atividades de formação artística.
Os espetáculos e workshops terão lugar de 2 a 15 de novembro no âmbito de três festivais: Festival Macau City Fringe Festival, Guangdong Dance Festival e I-DANCE Hong Kong. Festivais estes que contam já com várias edições e com um grande impacto neste país do Oriente.
“Danças Privadas” foram apresentadas pela primeira vez no evento “Megastore”, em Lisboa, tendo causado sensação e merecendo um evidente destaque. São uma ocasião única para o público assistir a um dos melhores intérpretes da dança contemporânea Portuguesa num momento de forte proximidade.
Neste espetáculo, cada cliente (espectador) pode fazer uma marcação para uma determinada altura (hora) na qual Francisco Camacho criará espontaneamente uma dança original. No momento da marcação, o cliente tem a oportunidade de selecionar o figurino e a música da dança a ser criada, pagando uma quantia simbólica definida em função da duração da música. Por cada sessão de dança privada será passado um certificado de coprodução. Uma vez que são criadas em função de quem assiste, o público não tem limitação de idade.
Esta digressão tem como objetivo principal fortalecer as relações culturais entre os dois países, sobretudo com a RAEM Macau, já que esta região foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos; e aumentar a presença de artistas portugueses no tecido cultural do gigante asiático.
Francisco Camacho é um dos coreógrafos portugueses mais consolidados da dança contemporânea Portuguesa, tendo visto o seu trabalho reconhecido e galardoado pela Fundação Gulbenkian e pela Casa da Imprensa. Em 2014 celebra trinta anos dedicados à dança e para assinalar esta data, Camacho prepara um novo solo (“E pur si muove”) cuja estreia absoluta terá lugar na Mostra de Dança NEW TIMES, NEW AGES do Teatro Viriato, em Viseu, no dia 21 de novembro.